Orlistate (xenical): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em março 2024

Orlistate é um remédio indicado para o tratamento da obesidade, pois age diretamente no sistema digestivo, evitando que parte da gordura dos alimentos ingeridos seja absorvida, promovendo assim a perda de peso.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas, com o nome comercial Xenical, mas também pode ser encontrado como genérico sob a designação “orlistate”, ou com os nomes similares Lipiblock ou Orlipid, por exemplo.

O orlistate deve ser usado com orientação médica e, em conjunto com uma dieta hipocalórica indicada pelo nutricionista, para que a perda de peso possa ser alcançada com de forma saudável. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

Entenda melhor como o Orlistate ajuda a emagrecer:

Para que serve

O orlistate é indicado para o tratamento do sobrepeso ou obesidade em adultos, associado a uma dieta saudável e de baixa caloria. Além disso, é indicado para a manutenção da perda de peso, prevenindo o efeito sanfona. Entenda o que é efeito sanfona e porque acontece.

Por levar à perda de peso, o orlistate melhora algumas doenças associadas à obesidade ou sobrepeso, como pressão alta, colesterol alto, pré-diabetes, diabetes tipo 2 e fígado gordo, além de promover uma diminuição da quantidade de gordura visceral.

Leia também: Gordura visceral: o que é, riscos, causas e como perder tuasaude.com/como-eliminar-a-gordura-visceral

Como funciona

O orlistate funciona sobre o sistema digestivo, especificamente nas lipases, que são enzimas que ajudam a digerir as gorduras no intestino, evitando que cerca de um terço da gordura dos alimentos ingeridos sejam digeridas.

Essa gordura não digerida não consegue ser absorvida pelo organismo, sendo então eliminada do corpo pelas fezes.

Como tomar

A dose normalmente recomendada do orlistate é de 1 cápsula de 120 mg, 3 vezes por dia, para tomar em cada uma das principais refeições do dia, como café da manhã, almoço e jantar. 

O orlistate deve ser tomado com um copo de água, junto com a alimentação ou até 1 hora após ter se alimentado. 

O tratamento com orlistate pode ser interrompido pelo médico se após 12 semanas, não ocorrer uma perda de peso de pelo menos 5% do peso inicial.

Esse remédio só funciona na presença de gorduras alimentares. Por isso, não é necessário tomar o orlistate no caso de não fazer uma refeição principal ou se fizer uma refeição que não contenha gordura.

Além disso, durante o tratamento o médico pode recomendar o uso de suplementos vitamínicos, pois o orlistate pode interferir na absorção de vitaminas, especialmente, aquelas que necessitam de gorduras para serem absorvidas pelo intestino, como as vitaminas A, D, E e K. Neste caso, o suplemento vitamínico deve ser tomado à noite, antes de deitar ou pelo menos 2 horas antes ou depois de tomar o cápsula do orlistate. 

Como obter melhores resultados

Para potencializar o efeito do orlistate, é aconselhado consultar o nutricionista para desenvolver um plano nutricional, com controle calórico, equilibrado e saudável, onde seja priorizada a ingestão de frutas e vegetais frescos e que contenham em média 30% de calorias provenientes de gorduras.

Leia também: 8 benefícios da alimentação saudável (e como fazer) tuasaude.com/alimentacao-e-saude

Além disso, é importante evitar consumir alimentos que contenham gordura entre as refeições, como biscoitos, chocolate ou salgadinhos, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o orlistate são:

  • Diarreia;
  • Dor de estômago;
  • Náuseas;
  • Fezes gordurosas e oleosas;
  • Excesso de gases intestinais;
  • Urgência para evacuar com incontinência fecal;
  • Incontinência fecal oleosa; 
  • Aumento do número de evacuações.

Em caso de diarreia grave, os contraceptivos orais podem ter sua eficácia reduzida, sendo recomendada a utilização de um método contraceptivo adicional.

Além disso, deve-se interromper o tratamento com orlistate e procurar ajuda médica ou o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dor de estômago intensa, dor na parte inferior das costas, sangue na urina, urina escura, dor ao urinar ou diminuição da quantidade de urina, inchaço nos pés, mãos ou tornozelos, cansaço excessivo, falta de ar, fezes claras ou pele e olhos amarelados.

Quem não deve tomar

O orlistate não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou amamentando, assim como por pessoas com problemas crônicos de absorção intestinal, diarreia, problemas na vesícula biliar ou por pessoas que tenham feito transplante de órgão ou que estejam em tratamento com ciclosporina.

No caso da pessoa tomar remédios para diabetes ou colesterol alto, deve-se consultar o médico antes de tomar o orlistate, pois a perda de peso pode tornar necessária a modificação de doses desses medicamentos.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao orlistate ou qualquer outro componente da fórmula. Veja outros exemplos de remédios para emagrecer.

Vídeos relacionados