Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve Vonau flash e injetável

A Ondansentrona é a substância ativa de um medicamento antiemético conhecido comercialmente como Vonau. Esse medicamento de uso oral e injetável é indicado para o tratamento e prevenção de náuseas e vômitos, uma vez que sua ação bloqueia o reflexo do vômito, diminuindo a sensação de enjôos.

Para que serve Vonau flash e injetável

Para que serve

O Vonau flash está disponível em comprimidos de 4 mg e 8 mg, que têm na sua composição ondansetrona que atua prevenindo e tratando as náuseas e os vômitos em adultos e crianças com mais de 2 anos de idade.

O Vonau injetável está disponível nas mesmas doses de ondansetrona e está indicado para o controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e radioterapia em adultos e crianças a partir de 6 meses de idade. Além disso, também é indicado para prevenção e tratamento de náuseas e vômitos do período pós-operatório, em adultos e crianças a partir de 1 mês de idade. 

Como tomar

1. Vonau flash comprimidos de desintegração oral

O comprimido deve ser removido da embalagem e colocado imediatamente na ponta da língua para que se dissolva em segundos e seja engolido, não sendo necessário ingerir o remédio com líquidos.

Prevenção da náusea e vômito em geral:

Adultos: A dose recomendada é de 2 comprimidos de 8 mg.

Crianças com idade superior a 11 anos: A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos de 4 mg.

Crianças com idade entre 2 a 11 anos: A dose recomendada é de 1 comprimido de 4 mg.

Prevenção da náusea e vômito pós-operatório:

A dose a utilizar deve ser a descrita anteriormente para cada idade, devendo ser tomada 1 h antes da indução da anestesia.

Prevenção da náusea e do vômito em geral associado a quimioterapia:

Em casos de quimioterapia que provoca vômito intenso a dose recomendada é de 24 mg de Vonau em toma única, o que equivale a 3 comprimidos de 8 mg, 30 minutos antes do início da quimioterapia.

Em casos de quimioterapia que provoca vômito moderado, a dose recomendada é de 8 mg de ondansetrona, 2 vezes ao dia em que a primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes da quimioterapia , e a segunda dose, deve ser administrada 8 horas depois.

Durante um ou dois dias após o término da quimioterapia, é recomendável tomar 8 mg de ondansetrona, 2 vezes ao dia a cada 12 horas.

Para crianças com 11 anos ou mais, recomenda-se a mesma dose proposta para adultos e para crianças com idade entre os 2 e os 11 anos de idade recomenda-se 4 mg de ondansetrona 3 vezes ao dia, durante 1 ou 2 dias após o término da quimioterapia.

Prevenção de náusea e vômito associado a radioterapia:

Para irradiação total do corpo a dose recomendada é de 8 mg de ondansetrona, 1 a 2 horas antes de cada fração de radioterapia aplicada em cada dia.

Para radioterapia do abdômen em dose única elevada a dose recomendada é de 8 mg de ondansetrona, 1 a 2 horas antes da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas após a primeira dose, durante 1 a 2 dias após o término da radioterapia.

Para radioterapia do abdômen em doses fracionadas diárias, a dose recomendada é de 8 mg de ondansetrona, 1 a 2 horas antes da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas após a primeira dose, a cada dia de aplicação da radioterapia.

Para crianças com idade entre os 2 e 11 anos de idade, recomenda-se a dose de 4mg de ondansetrona, 3 vezes ao dia. A primeira deve ser administrada 1 a 2 horas antes do início da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas após a primeira dose. Recomenda-se administrar 4 mg de ondansetrona, 3 vezes ao dia durante 1 a 2 dias após término da radioterapia. 

2. Vonau injetável

O Vonau injetável deve ser administrado por um profissional de saúde e a seleção do regime de dose deve ser determinada pela gravidade das náuseas e dos vômitos.

Adultos: A dose intravenosa ou intramuscular recomendada é de 8 mg, administrada imediatamente antes do tratamento.

Crianças e adolescentes de 6 meses a 17 anos de idade: A dose em casos de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia pode ser calculada baseada na área de superfície corporal ou peso.

Esta dose pode ser alterada pelo médico, dependendo da gravidade da situação.

Quem não deve usar

Este medicamento não deve ser usado por pessoas alérgicas à substância ativa ou a qualquer um dos componentes contidos na fórmula, em mulheres grávidas ou que estão a amamentar e em crianças com menos de 2 anos de idade.

Deve-se também evitar o uso de ondansetrona em pacientes com síndrome do QT longo congênito e usar com precaução em pessoas com problemas no rim ou no fígado. Além disso, o Vonau cuja apresentação está em comprimidos, deve ser usado com precaução em fenilcetonúricos devido aos excipientes contidos na fórmula.

Possíveis efeitos colaterais

1. Voanu flash comprimidos

Os efeitos colaterais mais comuns que ocorrem com o uso de Vonau flash comprimidos são diarreia, prisão de ventre, dor de cabeça, e cansaço.

Além disso e com menos frequência também podem ocorrer mal estar e aparecimento de feridas. Se ocorrerem sintomas como sensação de intranquilidade, agitação, vermelhidão na face, palpitações, coceira, pulsação no ouvido, tosse, espirro, dificuldade de respirar nos primeiros 15 minutos da administração do medicamento, é necessário procurar auxílio médico com urgência.

2. Vonau injetável

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Vonau injetável são sensação de calor ou rubor, prisão de ventre e reações no local da injeção intravenosa.

Com menos frequência, podem ocorrer convulsões, transtornos do movimento, arritmias, dor torácica, diminuição do ritmo cardíaco, hipotensão, soluços, aumento assintomático de testes funcionais hepáticos, reações alérgicas, tontura, distúrbios visuais passageiros, prolongamento do intervalo QT, cegueira passageira e erupção cutânea tóxica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...