Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Oncocercose

Oncocercose ou Cegueira dos Rios é uma doença causada pelo parasita Onchocerca volvulus. A doença é caracterizada pelo aparecimento de nódulos subcutâneos em diversas partes do corpo, esses nódulos não causam dor, são móveis e são neles que o parasita fica hospedado. A doença não causa a morte, mas pode causar cegueira aos portadores.

A transmissão é feita através de um mosquito denominado Simulium SP.popularmente chamado de Borrachudo. Quando os nódulos são perceptíveis, significa que a doença já está em estado avançado. Os nódulos podem vir acompanhados de coceira na pele, perda de elasticidade, despigmentação e elefantíase. No caso do parasita migrar para os olhos, primeiro surgirá uma leve conjuntivite e depois uma progressiva perda de visão.

O diagnóstico é feito através de uma observação clínica e de uma biópsia dos nódulos que detectam a presença do parasita no organismo. O tratamento é feito com Ivermectina e Doxiciclina para a eliminação total dos parasitas. Os nódulos são retirados através de cirurgia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...