O que você precisa saber?

Ômega 3 para Tratar a Depressão

O aumento do consumo de alimentos ricos em ômega 3, assim como o consumo de ômega 3 em cápsulas, são úteis para prevenir e combater a depressão e a ansiedade pois ele melhora o controle das emoções e do humor, diminuindo assim os sintomas depressivos, as perturbações do sono e a falta de apetite sexual que são sintomas comuns nas pessoas deprimidas.

O ômega 3 pode ser tão eficiente como os remédios antidepressivos, sendo uma ótima estratégia natural para combater as crises de ansiedade e a depressão. No entanto, se o médico já recomendou a toma dos antidepressivos não se deve parar de tomar estes medicamentos sem o seu conhecimento, mas investir numa alimentação rica em ômega 3 consumindo mais peixes, crustáceos e algas marinhas pode ser uma bom tratamento natural para complementar o tratamento indicado pelo médico. Confira mais exemplos de alimentos com ômega 3.

Ômega 3 para Tratar a Depressão

O ômega 3 é importante para o bom funcionamento cerebral porque aproximadamente 35% do conteúdo lipídico do cérebro são ácidos gordos polinsaturados que não podem ser produzidos pelo próprio corpo, sendo importante o seu consumo.

Assim, é importante investir no consumo de alimentos que possuem gorduras boas, como o ômega 3, 6 e 9 porque eles têm propriedades anti-inflamatórias e contribuem para uma maior fluidez e atividade cerebral. Além disso os ácidos gordos ômega 3 também aumentam a neurotransmissão de serotonina, um hormônio relacionado ao bom humor.

Ômega 3 na depressão pós-parto

O consumo diário de alimentos ricos em ômega 3, especialmente no último trimestre de gestação auxilia no desenvolvimento cerebral do feto, mas se a mulher continuar consumindo estes alimentos após o nascimento terá um menor risco de desenvolver depressão pós-parto.

Nas mulheres já diagnosticadas com depressão pós-parto o médico pode sugerir além do tratamento convencional com antidepressivos o uso de um suplemento de ômega 3. Este suplemento não é prejudicial e pode ser usada até mesmo por mulheres que estejam amamentando, mas não deve ser usado por mulheres com alergia ao peixe ou frutos do mar. 

Como tomar o suplemento de ômega 3

O modo de uso do suplemento de ômega 3 deve ser indicado pelo médico, mas alguns estudos sugerem a ingestão diária de 1g por dia. Confira a bula de um destes suplementos em Lavitan.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...