Ocitocina: o que é, para que serve e como aumentar

Atualizado em maio 2023

A ocitocina é um hormônio produzido no cérebro que age facilitando parto e a amamentação e regula as interações sociais, expressão das emoções e a libido, aumentando o prazer no contato íntimo. 

Além disso, no homem, a ocitocina é capaz de diminuir a agressividade, favorecer a ejaculação e regular o crescimento da próstata. Conheça outros efeitos da ocitocina no homem.

Este hormônio também pode ser encontrado em alguns medicamentos utilizados em hospitais ou vendidos em farmácias, geralmente na forma de spray nasal como o syntocinon, devendo ser utilizado apenas com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A ocitocina é um hormônio que:

1. Facilita o parto

A ocitocina estimula a contração do útero, auxiliando o trabalho de parto. Devido a este efeito, algumas vezes a ocitocina é utilizada na forma de medicamento para induzir parto e no tratamento da hemorragia pós-parto, por exemplo.

Ela só deve ser utilizada com a indicação do obstetra, não podendo ser utilizada em outras ocasiões por mulheres grávidas, devido ao risco de abordo ou parto prematuro. 

2. Auxilia a amamentação

A ocitocina é produzida naturalmente pelo corpo da mulher devido ao estímulo de sucção da mama pelo bebê e age promovendo a secreção de leite durante a amamentação.

3. Regula interações sociais

A ocitocina tem papel regulador no convívio social, percepção das emoções e sensibilidade. Assim, este hormônio parece ter efeitos benéficos no tratamento de alguns casos de autismo e esquizofrenia, por exemplo.

4. Ajuda a combater a depressão e ansiedade

Este hormônio ajuda a modular a expressão das emoções, diminuindo a sensação de estresse ou medo e melhorando o humor, por exemplo. Assim, acredita-se que a ocitocina possa auxiliar no tratamento de pessoas com doenças como depressão e ansiedade.

5. Aumenta o prazer no contato íntimo

Acredita-se que a ocitocina aumenta a libido, agindo em conjunto com a testosterona, no homem, e a progesterona, na mulher, além de facilitar a lubrificação vaginal e o alcance do orgasmo. 

Como aumentar a ocitocina

Medicamentos com ocitocina existem na forma de spray nasal ou para injeção diretamente na veia e podem ser usados para aumentar os níveis do hormônio, sendo normalmente indicados para facilitar o trabalho de parto ou estimular a secreção de leite. Veja para que servem medicamentos com ocitocina e como usar.

Além disso, os níveis de ocitocina aumentam naturalmente durante a amamentação, devido à sucção da mama pelo bebê, e contato físico, na forma de abraços, massagens e ou relação sexual, por exemplo. Confira outras formas naturais de aumentar a ocitocina.