Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ocaliva - Ácido Obeticólico para tratar a Colangite Biliar

Ocaliva é o nome comercial de um remédio à base de ácido obeticólico, que atua no fígado suprimindo a produção de ácido biliar, sendo uma nova opção de tratamento contra a colangite biliar primária, uma doença que tinha somente uma forma de tratamento, o uso de ácido ursodesoxicólico que não era eficaz em quase metade dos pacientes.

Este novo medicamento é fabricado pela farmacêutica Intercept e apesar de ter sido aprovado pela FDA ainda não foi aprovado pela Anvisa e por isso não é comercializado no Brasil, enquanto aguarda autorização.

Ocaliva - Ácido Obeticólico para tratar a Colangite Biliar

Indicações

Ocaliva é indicado para o tratamento da colangite biliar primária em combinação com o ácido ursodesoxicólico, sendo útil para adultos que não responderam bem ao tratamento somente com o ácido ursodesoxicólico durante 1 ano de tratamento.

Modo de uso

A dose inicial de Ocaliva é de 1 comprimido de 5 mg, 1 vez ao dia durante 3 meses. Após esse período deve-se realizar novamente o exame para avaliar a ALP e a bilirrubina e se a redução destes valores não for adequada e a pessoa tolerar bem o medicamento não apresentando intensa coceira pelo corpo, o médico pode aumentar a dose para 2 comprimidos de 5 mg, 1 vez ao dia.

Se a coceira for intensa o que se pode fazer é manter a dose de 5mg diária ou parar de usar o remédio durante 2 semanas e depois reiniciar a toma, observando se há diminuição desse efeito colateral.

Efeitos colaterais

Podem surgir sintomas como coceira pelo corpo, fadiga, dor e desconforto, vermelhidão na pele, dor de garganta, dor nas articulações, alterações da tireoide, palpitações cardíacas, prisão de ventre e eczema.

Contraindicações

Ocaliva está contraindicado para pessoas com obstrução biliar e não é aconselhado para pessoas que tomam Varfina. Seu uso na gravidez e durante a amamentação só deve ser feito com orientação do obstetra e se o benefício do uso do medicamento for maior que seu risco. Este remédio não é indicado para crianças.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...