Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O toque faz bem

Uma pesquisa científica comprovou que o toque faz bem. Tocar uma pessoa querida, segundo os pesquisadores, traz benefícios como:

  • Diminuir o estresse
  • Aumentar a produção de ocitocina, chamada de hormônio do amor
  • Fortalecer os laços de afeto entre eles
  • Diminuir a depressão
  • Amenizar dores

O toque físico é ainda uma das formas de demonstrar amor, por isso é importante abraçar, afagar, fazer uma pequena massagem, dar um beijo em quem se quer bem. Os benefícios não são só observados em que recebe o toque, mas também em que toca.

O estudo demosntrou ainda que o toque físico é benéfico para pacientes, especialmente se estes forem submetidos à massagens terapêuticas. Ficou comprovado que após a massagem os paciente relataram menos dor nos procedimentos invasivos realizados logo a seguir à massagem.

O toque físico só é considerado maléfico quando é abusivo de alguma forma e isso ao invés de trazer benefícios traz sentimentos de culpa, de raiva e pode culminar em transtornos psicológicos.

Referência Bibliográfica

KUTNER JS; SMITH MC; CORBIN L; HEMPHILL L; BENTON K; MELLIS K; BEATY B; FELTON S; YAMASHITA TE; BRYANT LL; FAIRCLOUGH DL. Massage therapy vs. simple touch to improve pain and mood in patients with advanced cancer: a radomized trial. Acesso em Out. 2011.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...