Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode causar hipoglicemia

Ficar muito tempo sem comer, consumir bebidas alcoólicas ou usar uma dose excessiva de insulina ou metformina, pode causar uma baixa de açúcar no sangue, chamada de hipoglicemia.

A hipoglicemia é uma das complicações mais graves do tratamento da diabetes, especialmente do tipo 1, embora também possa acontecer em pessoas saudáveis. Esta complicação se não for devidamente tratada pode até mesmo levar ao coma ou à lesão cerebral irreversível, se for intensa ou tornar-se frequente, sendo um grande risco para quem tem diabetes.

O que pode causar hipoglicemia

Principais causas da Hipoglicemia

As principais causas da hipoglicemia são:

  • Ficar mais de 3 horas sem comer nada;
  • Aumento da atividade física;
  • Consumo de bebidas alcoólicas com estômago vazio;
  • Uso de medicamentos hipoglicemiantes como a Aspirina, Biguanidina e Metformina, por exemplo;
  • Não tomar a insulina na dose ou no horário correto;
  • Mudança no local da dose de insulina;
  • Devido a insuficiência de hormônios que provoca hipoglicemia sem sintomas.

Diabéticos que precisam tomar insulina ou outros hipoglicemiantes orais antes do jantar podem sofre com a hipoglicemia noturna, que é silenciosa e que afeta cerca de 70% dos pacientes com diabetes tipo 1.

Plantas medicinais que podem causar hipoglicemia

Algumas plantas medicinais podem causar hipoglicemia são:

  • Melão de São Caetano (Mormodica charantia)
  • Guisante negro ou Lyon-bean (Mucuna pruriens)
  • Jambolão (Syzygium alternifolium
  • Babosa (Aloe vera)
  • Malva branca (Sida cordifolia L.
  • Canela (Cinnamomum zeylanicum Nees)
  • Eucalipto (Eucalyptus globulus Labill)
  • Ginseng (Panax ginseng)
  • Artemísia (Artemisia santonicum L.)

O consumo de alguma destas plantas durante o tratamento da diabetes tipo 1 pode causar um descontrole da glicemia e por isso, sempre que desejar um tratamento natural contra diabetes ou sempre que precisar tomar um chá deve conversar com seu médico para evitar que os níveis de açúcar no sangue baixem demais.

Remédios que podem causar hipoglicemia

Aqui estão alguns exemplos de remédios hipoglicemiantes orais que são indicados no tratamento da diabetes, mas que quando usados na dose incorreta podem causar hipoglicemia:

Tolbutamida (Artrosin, Diaval)Metformina
Glibenclamida (Glionil, Gliformin)Glipizida (Luditec, Minodiab)
Glicazida (Diamicron)Obinese

Como reconhecer os Sintomas da Hipoglicemia

Os sintomas da hipoglicemia geralmente começam a se manifestar quando a glicemia é inferior a 60 mg/dl, podendo surgir: 

  • Tontura;
  • Visão turva ou borrada;
  • Muita fome e
  • Muito sono ou cansaço extremo.

Estes sintomas ocorrem porque o cérebro fica sem energia, que é a glicose. Quando a hipoglicemia atinge valores muito baixos como 40mg/dl ela se torna grave, sendo necessário auxílio médico porque surgem letargia, convulsões e desmaio que colocam em risco da vida da pessoa.

Esta grave diminuição do açúcar no sangue pode ser identificada através dos sintomas que a pessoa apresenta e é confirmada através de glicosímetro, com resultado igual ou inferior a 70 mg/dl.

O que fazer em caso de hipoglicemia

O que se deve fazer em caso de hipoglicemia é oferecer algo para o indivíduo comer imediatamente. Pode ser um copo de água com açúcar, um suco de laranja natural ou 1 biscoito doce, por exemplo. Após alguns minutos o indivíduo deverá sentir-se melhor e então deverá realizar uma refeição completa e não deverá permanecer mais de 3 horas sem comer nada, mas aconselha-se o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico como frutas e cereais integrais em todas as refeições para que o indivíduo não coma somente "besteiras" e fique anêmico e acima do peso.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...