Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer se esquecer de tomar a Yaz

No caso da mulher se esquecer de tomar o anticoncepcional oral Yaz, o seu efeito de proteção pode diminuir, principalmente na primeira semana da cartela.

Por isso, é importante usar outro método contraceptivo, como o preservativo, para prevenir a ocorrência de uma gravidez.

Além disso, uma alternativa para quem se esquece frequentemente de tomar a pílula, é usar outro método em que não seja necessário o uso diário do comprimido. Veja em: Como escolher o melhor método anticoncepcional.

Esquecimento até 12 horas em qualquer semana

Em qualquer semana, se o atraso for até 12 horas do horário habitual, deve-se tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e tomar o próximo comprimido no horário habitual, mesmo que tome 2 comprimidos no mesmo dia.

Nestes casos, normalmente é mantida a proteção contraceptiva do Yaz e, por isso, não há risco de engravidar.

O que fazer se esquecer de tomar a Yaz
O que fazer se esquecer de tomar a Yaz

Esquecimento por mais de 12 horas

Se houver um atraso de mais de 12 horas do horário habitual, a proteção contraceptiva da Yaz pode diminuir, principalmente quando o esquecimento ocorre no inicio ou no fim da cartela. Veja abaixo como proceder em cada caso específico.

Na primeira semana

  • O que fazer: Se o esquecimento for entre o 1ª e 7º dia, deve tomar o comprimido esquecido quando se lembrar e continuar tomando os restantes comprimidos no horário habitual.
  • Usar outro método contraceptivo: Sim, como preservativo, durante 7 dias.
  • Risco de engravidar: Existe risco de gravidez, caso tenha havido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento.

Na segunda semana

  • O que fazer: Caso o esquecimento seja entre o 8º e 14º dia, tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e continuar tomando os próximos comprimidos no horário que era habitual.
  • Usar outro método contraceptivo: Não é necessário uso de outro contraceptivo, pois a proteção contraceptiva da Yaz está mantida.
  • Risco de engravidar: Geralmente, não existe risco de gravidez.

Na terceira semana

  • O que fazer: Caso se tenha esquecido de tomar o comprimido de Yaz, durante o 15º e 24º dia pode optar por uma das duas opções:
  1. Tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e continuar tomando os próximos comprimidos no horário habitual, devendo iniciar a nova cartela assim que terminar a atual, sem fazer pausa entre as cartelas. Geralmente, o sangramento só ocorre ao final da segunda cartela. 
  2. Deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, fazer uma pausa de 4 dias, incluindo o dia do esquecimento do comprimido e, iniciar uma nova cartela. Durante os 4 dias de pausa do uso da pílula, deve ocorrer o sangramento.
  • Usar outro método contraceptivo: Não é necessário usar outro método contraceptivo de barreira.
  • Risco de engravidar: Existe risco de gravidez caso o sangramento não surja nos 4 dias de pausa do uso da pilula Yaz.

Esquecimento de mais de 1 comprimido

Se mais de um comprimido da mesma cartela forem esquecidos, deve-se consultar o médico, pois quanto mais comprimidos seguidos forem esquecidos, menor será o efeito contraceptivo.

Nestes casos, se não ocorrer sangramento no intervalo de 4 dias antes da nova cartela, deve-se consultar o médico antes de iniciar nova cartela já que a mulher pode estar grávida.

Veja também os efeitos colaterais e como tomar a pílula corretamente em: Yaz

Mais sobre este assunto:
Carregando
...