Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer quando sai leite do peito do bebê

Nos primeiros dias após o nascimento do bebê, o peito dele pode ficar endurecido e sair leite do mamilo que acaba por desaparecer naturalmente. Nesses casos:

  • Não se deve espremer o peito do bebê para sair leite, pois pode inflamar e causar um abcesso que só passa com antibióticos ou, em casos graves, cirurgia;
  • Deve-se apenas limpar o peito do bebê com água, caso o leite comece a vazar dos mamilos;
  • Levar o bebê ao pediatra caso o peito fique vermelho, inchado e quente.

Geralmente, em duas semanas, o peito do bebê deixa de estar duro e não sai mais leite pelo mamilo.

Peito do bebê fica duroPeito do bebê fica duro
Peito do bebê endurecido, parecendo que tem um caroçoPeito do bebê endurecido, parecendo que tem um caroço

É normal sair leite do peito do bebê?

É normal o peito do bebê ficar duro, parecendo que tem um caroço, e sair leite através do mamilo, tanto no caso de meninos como de meninas, porque o bebê ainda tem no corpo dele os hormônios da mãe responsáveis pelo desenvolvimento das glândulas mamárias.

Esta saída de leite do peito do bebê, chamada de tumefação da mama ou mamite fisiológica, não é uma doença e não acontece com todos os bebês, acabando por desaparecer naturalmente, quando o organismo do bebê começa a eliminar os hormônios da mãe da corrente sanguínea.

Quando consultar o pediatra

Os pais devem levar o bebê ao pronto-socorro ou ao pediatra quando o peito do bebê fica inchado, vermelho, quente e começa vazando pus ou quando o bebê tem febre superior a 38ºC.

Nestes casos, o peito do bebê pode ter infeccionado e o pediatra deve orientar o tratamento adequado que, geralmente é feito com antibióticos e, nos casos mais graves, cirurgia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...