Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para sobreviver quando falta água

Para sobreviver à falta d'água quando o abastecimento da cidade está suspenso é importante adotar medidas para economizar água.

Armazenar adequadamente água limpa é fundamental para garantir a sua integridade. A água limpa pode ser armazenada em garrafas PET, baldes, bacias, piscinas, caixas d'água ou tanques, devidamente tapados para evitar a reprodução do mosquito da dengue.

Embalagens de produtos de limpeza não devem ser usados para armazenar nenhum tipo de água, nem mesmo para lavar os alimentos.

Como saber se a água é boa para beber

A água boa para beber deve ser limpa, transparente e sem cheiro. Uma fonte de água que antes era limpa, pode estar contaminada com vírus, bactérias, coliformes fecais e metais pesados. Por isso, suspeite de que a água é imprópria para o consumo se ela não apresentar estas características ou se o seu local de armazenamento tiver:

  • Suja, barrenta, tiver cor ou cheiro;
  • Algas, que podem tornar a água tóxica para o consumo humano;
  • Animais mortos dentro da água ou na beira dos rios e afluentes.
Água contaminada
Água contaminada
Água limpa
Água limpa

Estes podem ser indícios de que a água está contaminada e que não deve ser utilizada para consumo humano. Além disso, os peixes e crustáceos que estiveram em contato com água poluídas também não devem ser ingeridos porque podem ser prejudiciais à saúde. Veja que doenças podem ser causadas pela ingestão de água contaminada em 7 Doenças causadas pela Água do Esgoto

Em épocas de falta de água é importante evitar seu uso desnecessários, e muitas vezes é preciso restringir o consumo da água, usando somente o necessário para sobreviver. No entanto, medidas de higiene são importantes e não devem ser descuidadas para evitar doenças.

Como utilizar a água sem desperdício

Para utilizar a água na medida certa, evitando o desperdício é importante guardar 10 litros de água por pessoa, que é suficiente para 3 dias, e adotar as seguintes estratégias:

  • Beber 1,5 litro de água por dia e diminuir o consumo de sal, que promove a sede;
  • Limpar as mãos com álcool em gel ou desinfetante caseiro sempre que for necessário;
  • Usar somente 1/2 copo de água para escovar os dentes, utilizando o mínimo possível de pasta de dente;
  • Não usar o vaso sanitário, fazendo xixi na terra e as fezes no jornal, colocando-o a seguir dentro do saco de lixo para o caminhão do lixo levar para o aterro sanitário;
  • Dar água para os animais de estimação mas evitar que seu recipiente de água esteja muito cheio;
  • Não tomar banho com água do chuveiro, utilizando apenas 1 balde de 5 litros de água para limpar as mãos, genitais, axilas e pés com o mínimo de água possível ou use lenços umedecidos;
  • Lavar a loiça sem água, usando jornal, revista ou papel de cozinha para retirar os restos dos alimentos das panelas, pratos e copos. No final borrifar um pouquinho de água limpa ou álcool líquido e limpar com um pano limpo. Avalie a possibilidade de usar copos, pratos e talheres descartáveis.

Além disso também é importante evitar o desperdício de água não regando as plantas até que abastecimento de água seja regularizado e não lavar o carro, moto, bicicletas e áreas exteriores.

Como reutilizar a água da chuva

A água da chuva pode ser utilizada para limpar a casa, regar as plantas, descarga do vaso sanitário e para lavar roupas. Passar a água da chuva por uma peneira para eliminar folhas e outros vestígios menores pode ajudar a purificar a água, ampliando suas possibilidades de uso.

Se a água não tiver cheiro ou cor, pode-se purificar esta água usando hipoclorito de sódio. Basta pingar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio em 1 litro de água e esperar meia hora para utilizar.

Em algumas situações, a água da chuva pode estar contaminada com metais pesados e por isso o mais seguro é não utilizar esta água para consumo humano ou animal. A água com suspeita de contaminação por mercúrio não deve ser fervida porque pode passar mercúrio para o ar, sendo prejudicial à saúde.

Como fazer um antisséptico caseiro para lavar as mãos sem água

Este antisséptico caseiro pode ser utilizado para limpar a pele com um pouco de água e um pano limpo, sendo muito útil para desinfetar as mãos, os braços, pernas e pés.

O que fazer para sobreviver quando falta água

​Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 copo de álcool
  • 5 cravos-da-índia
  • cerca de 2 litro de água

Modo de preparo:

Em uma garrafa PET de 2 litros adicione os ingredientes, iniciando pelo bicarbonato de sódio e a seguir, os outros e então agite bem a mistura.

Apesar deste desinfetante caseiro não irritar a pele, seu uso em crianças e idosos deve ser feito com cautela porque estas pessoas possuem uma pele mais sensível, que fica irritada mais facilmente.

Como fazer um shampoo caseiro para lavar o cabelo sem água

O shampoo seco é uma ótima opção para lavar o cabelo quando falta a água, e este pode ser facilmente comprado em salões de beleza ou lojas de cosmética. Além disso, este tipo de shampoo também pode ser feito em casa, de uma forma caseira e natural, sem químicos, usando apenas alguns ingredientes bem simples:

O que fazer para sobreviver quando falta água

Ingredientes:

  • maizena ou talco para bebê
  • 1 colher de sopa de grãos de arroz
  • 1 saleiro ou 1 pimenteiro

Modo de preparo:

Encher o saleiro com maizena ou talco para bebê e adicionar os grãos de arroz. Agitar bem o franco, aplicar na raiz do cabelo e massagear com os dedos e deixar atuar entre 5 a 10 minutos. No final desse tempo, pentear o cabelo para remover o shampoo seco.

O Shampoo seco apenas deve ser aplicado 1 vez por dia e apenas na raiz do cabelo. Para aplicar, deve separar o cabelo em diferentes áreas da cabeça, e ir aplicando pequenas quantidades do produto diretamente na raiz do cabelo, massageando com os dedos ate que o pó desapareça.

O arroz adicionado apenas vai servir para ajudar a evitar que o pó grude dentro do frasco. Além disso, se tiver cabelo castanho, pode adicionar à mistura cacau em pó sem açúcar, ou se for ruiva pode adicionar canela em pó. Estes ingredientes vão evitar que o seu cabelo fique esbranquiçado, ajudando o shampoo seco a misturar melhor com a cor do seu cabelo.

Caso prefira, este shampoo também pode ser feito usando Bicarbonato de sódio, e neste caso para cada 2 colheres de amido de milho deve acrescentar 1 colher de Bicarbonaro de sódio. Porém, esta versão de shampoo seco não deve ser usada em cabelo com química, como tinturas, alisamento, selante ou escovas progressivas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem