Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para se exercitar mesmo sem tempo

Uma das maiores causas do sedentarismo é a falta de tempo para se exercitar, mas é possível manter o corpo ativo mesmo sem frequentar a academia. O que se pode fazer para se exercitar mesmo sem tempo é:

1. Evitar usar o elevador e usar as escadas para subir e para descer - Quando for necessário subir muitos andares, o que se pode fazer é subir alguns andares de elevador e deixar os últimos 3 andares para subir de escada. Este hábito ajuda a fortalecer as pernas e a melhorar a circulação sanguínea.

2. Evitar usar o controle remoto da televisão ou outro dispositivo como este - O hábito de levantar do sofá ou da cama para mudar o canal da TV mobiliza as articulações e espanta a preguiça.

3. Caminhar sempre que possível - Quando for à padaria ou a algum local que esteja a menos de 3 quarteirões de casa ou do trabalho, evite usar o carro ou outros transportes públicos, dando preferência a andar a pé ou de bicicleta. Se seu trabalho for muito longe, experimente estacionar algumas quadras antes e vá a pé até chegar ao seu posto de trabalho.

O que fazer para se exercitar mesmo sem tempo

4. Aproveitar os feriados e finais de semana - Nos dias mais livres da semana, pode-se andar de bicicleta, caminhar, andar de patins ou fazer exercícios em casa, durante pelo menos meia hora.

5. Começar o dia com alguns alongamentos - Assim que acordar, experimente se espreguiçar alongando todos os músculos, especialmente das costas, braços e pernas. Os alongamentos promovem o relaxamento e ajudam a aumentar a mobilidade e a flexibilidade.

6. Separar dois dias da semana para 'malhar' por meia hora - Meia hora de exercícios pode ajudar a melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório. Além disso, pode queimar algumas gordurinhas colaborando para perder barriga e a afinar a cintura.

7. Fazer exercícios enquanto assiste TV - Uma boa dica para quem gosta de ver TV é ter uma bicicleta ergométrica na sala e aproveitar o programa que mais gosta para se exercitar. Quem não tem este equipamento pode fazer exercícios para braços, pernas e abdominais.

8. Brincar com as crianças - Brincar de correr, nadar, pular corda ou andar de bicicleta com as crianças ajuda a queimar calorias e a manter-se ativo, sendo proveitoso para os dois.

Seguir estas dicas ajuda a combater o sedentarismo e a prevenir a atrofia muscular, aumento da pressão arterial, do colesterol e o acúmulo de gordura no interior das artérias, que poderia levar ao infarto. Além disso, quando estas práticas se tornam um hábito há melhora da circulação sanguínea e mais disposição para fazer as atividades diárias, favorecendo a sensação de bem-estar.

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...