Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para o bebê dormir

Para o bebê dormir bem e de forma tranquila é necessário preparar o quarto do bebê, desligando as luzes, fechando a janela e vestindo no bebê um pijama confortável, além de poder colocá-lo para mamar bem próximo da hora de dormir.

Geralmente, o recém-nascido até aos 3 meses dorme cerca de 16 horas, dormindo 11 durante a noite e fazendo várias sestas ao longo do dia, no entanto, os bebês não devem dormir a noite toda seguida até essa idade, pois precisam de mamar em média de 3 em 3 horas. No entanto, a partir dos 4 meses é possível se criar um rotina para a hora de deitar, pois o bebê já está fisicamente preparado para aguentar 6 a 8 horas sem comer.

Dicas para ajudar o bebê a dormir melhor

Para o bebê dormir bem durante a noite os pais devem:

1. Criar uma rotina para dormir

Para o bebê adormecer rápido é fundamental, ensinar o bebê a distinguir a noite do dia e, para isso, os pais devem durante o dia ter a casa bem iluminada e fazer o barulho normal do dia, além de deverem brincar com a criança.

No entanto, na hora de dormir, é importante preparar a casa, desligando as luzes, fechando as janelas e diminuindo o ruído, além de definirem uma hora para dormir, como 21.30h, por exemplo.

2. Deitar o bebê no berço

O bebê deve dormir sozinho na alcofa ou berço desde que nasce, pois é mais confortável e seguro para o bebê, já que dormir na cama do casal pode-se tornar perigoso, porque os pais podem machucar o bebê e, dormir no chiqueirinho ou na cadeirinha é desconfortável e provoca dor no corpo.

Além disso, a criança deve dormir sempre num único lugar para se habitar à sua cama.

BerçoBerço
AlcofaAlcofa

Desta forma, os pais devem colocar o bebê no berço ainda acordado para que aprenda a adormecer sozinho e, quando este acorda não se deve tirar logo o bebê da cama, a não ser que esteja desconfortável ou sujo, devendo-se sentar ao lado do berço e conversar baixinho com ele, para que este entenda que deve ficar ali e que é seguro para si.

3. Ter o quarto do bebê confortável

Na hora de dormir, o quarto do bebê deve estar nem muito quente nem frio e deve-se reduzir o barulho e a luz do quanto, devendo-se desligar a televisão, o rádio ou o computador e procurando não fazer barulho durante esse período.

Outra dica importante é desligar luzes fortes, fechando a janela do quarto, porém, pode deixar uma luz de presença no quarto, como a lâmpada de tomada, para que a criança, caso acordar, não se assustar com o escuro

4. Dar de mamar antes de dormir

Uma forma de ajudar o bebê a adormecer rápido e a dormir até 3 horas seguidas é colocar o bebê para mamar antes de dormir, pois deixa o bebê saciado. Leia mais em: Como amamentar.

Caso o bebê não mame no peito, pode dar a mamadeira, no entanto, não deve oferecer ao bebê frutas cruas, como tangerina ou laranja antes de dormir porque são de difícil digestão e podem atrapalhar o sono.

5. Vestir pijama confortável

Quando deitar o bebê para dormir, mesmo que seja para fazer a sesta, deve-se vestir o pijama para a criança aprender qual a roupa que precisa vestir na hora de ir para a cama.

No entanto, é importante vestir ao bebê um pijama confortável, por exemplo de algodão, sem botões ou fios, evitando roupas justas e com elásticos, para não machucar nem apertar a criança.

Amamentar antes de dormirAmamentar antes de dormir
Dormir com um bonequinhoDormir com um bonequinho
Pijama de algodãoPijama de algodão

6. Dormir com um ursinho

Algumas crianças gostam de dormir com um brinquedo para se sentirem mais seguras e, geralmente não há problema algum a criança dormir com um bichinho de pelúcia pequenininho. Porém, deve-se escolher bonecos que não sejam muito pequenos porque existe chance de a criança engolir, ou bonecos muito grandes que a podem sufocar.

Além disso, crianças com problemas respiratórios, como alergias ou bronquite, não deve dormir com bonecos de pelúcia, por exemplo.

7. Dar banho antes de dormir

Normalmente, o banho é um momento relaxante para o bebê e, por isso, pode ser uma estratégia dar banho morno antes de ir para a cama, para ajudar o bebê a adormecer mais rápido e dormir melhor.

Trocar fraldaTrocar fralda
Dar banho antes de dormirDar banho antes de dormir

8. Fazer uma massagem na hora de deitar

Algumas crianças ficam sonolentas após uma massagem nas costas e pernas e, esta pode ser uma forma de ajudar o bebê a adormecer e dormir bem durante a noite. Vejo como fazer em: Massagem para Bebê: passo a passo.

9. Mudar a fralda antes de dormir

Quando os pais vão deitar o bebê para dormir, devem trocar a fralda ao bebê, limpando e lavando-o para que este se sinta limpo e confortável, já que a fralda suja pode-se tornar desconfortável e não deixar o bebê dormir, além de poder provocar irritação na pele que provoca dor.

Além disso, alguns bebês têm muitas cólicas e, nesses casos, antes de dormir, pode-se fazer uma massagem na barriga do bebê para o ajudar a dormir melhor.

Veja o vídeo para saber mais dicas para acalmar o bebê:

Leia também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...