Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que faz um bebê recém-nascido

O bebê recém-nascido já consegue enxergar bem numa distância de aproximadamente 20 cm de distância, pode sentir cheiros e paladares logo após o nascimento.

O recém-nascido consegue enxergar bem até uma distância de 15 a 20 cm desde os primeiros dias, por isso, quando ele está mamando ele consegue ver perfeitamente o rosto da mãe ainda que este esteja um pouco desfocado, ele é capaz de reconhecê-la.

A audição do bebê começa a se formar a partir do 5º mês de gestação, por isso o recém-nascido consegue ouvir e reagir a sons altos, e por isso ele pode chorar ou ficar irritado quando é surpreendido por um barulho muito alto.

Em relação ao paladar o recém-nascido sente gostos, preferindo mais alimentos doces do que amargos e consegue distinguir cheiros agradáveis de ruins, por isso não se deve colocar perfume e evitar produtos de limpeza com cheiro forte porque ambos podem irritar o nariz do bebê.

O que faz um bebê recém-nascido

Porque o recém-nascido chora?

Os bebês choram porque esta é a sua primeira forma de comunicação com o mundo. Assim ele consegue demonstrar que está insatisfeito com alguma coisa, como quando está com sono, com fome ou com a fralda suja.

Normalmente quando o bebê está confortável, sem fome, sem sono e tem tudo o que precisa ele dorme tranquilamente e nos poucos momentos em que fica acordado, gosta de atenção, de ser olhado nos olhos, de que conversem com ele para que se sinta amado.

Desenvolvimento motor do recém-nascido

O recém-nascido é muito molinho e não consegue segurar sua cabeça, que é pesada demais para seu pescoço, mas a cada dia vai ficando mais fácil observar seu desejo em segurar a cabeça e por volta dos 3 meses a maioria dos bebês conseguem manter a cabeça bem firme quando são colocados no colo, por exemplo.

Apesar de não segurar bem o pescocinho, ele consegue movimentar o pescoço e olhar para os lados, se encolher, fechar as mãos e buscar o peito da mãe para mamar.

Dá uma olhada nesse vídeo e veja quando o bebê deve começar a sentar, engatinhar, andar e falar e quais são os sinais de alerta que os pais devem ficar atentos:

Como lidar com sintomas comuns 

Saiba o que fazer em cada situação:

  • Recém-nascido com gases

Você pode deitar o bebê na cama e dobrar suas perninhas, como se quisesse encostar o joelho na barriguinha dele. Faça esse movimento umas 5 vezes e intercale com uma massagem circular na barriguinha do bebê. Sua mão deve estar na região do umbigo para baixo, pressionando suavemente esta região. Se o bebê começar a soltar gases significa que está funcionando, por isso, continue por mais alguns minutos.

Você pode começar esta estratégia mesmo que o bebê esteja chorando por causa dos gases, porque certamente irá trazer um grande alívio desse desconforto, acalmando o bebê, fazendo-o parar de chorar.

  • Recém-nascido vomitando

Se o bebê vomita após mamar ou tomar a mamadeira isso pode indicar que ele comeu demais ou que não devia ter sido deitado logo a seguir. Para evitar esse desconforto deve-se colocar sempre o bebê para arrotar e esperar um pouco para deitá-lo. Ainda que ele esteja dormindo é melhor garantir que ele fica mais na posição vertical apoiado no seu colo, com a cabecinha próxima do seu pescoço.

Se mesmo após estes cuidados após cada mamada, o bebê ainda vomitar com frequência é importante observar se existem outros sintomas como febre e diarreia porque pode ser algum vírus ou bactéria que deve ser avaliado pelo pediatra.

Se não estão presente outros sintomas pode ser que o bebê tenha refluxo ou até mesmo uma alteração na válvula que fecha o estômago, que pode ter que ser corrigida cirurgicamente quando o bebê estiver maior e mais desenvolvido.

  • Recém-nascido com soluço

Este é um sintoma muito comum que pode estar relacionado com causas menos obvias como quando o bebê está com frio. Normalmente o soluço é inofensivo e não precisa ser tratado, porque não traz nenhuma consequência para o bebê mas você pode dar algo para o bebê chupar como a chupeta ou oferecer o peito ou a mamadeira com um pouquinho de leite porque o estímulo da sucção bloqueia o soluço.

Confira outros cuidados essenciais com o bebê nessa fase:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...