Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mesotelioma: o que é, quais os sintomas e como é feito o tratamento

O mesotelioma é um tipo de câncer agressivo, que se localiza no mesotélio, que é um fino tecido que recobre os órgãos internos do corpo.

Existem vários tipos de mesotelioma, que estão relacionados com a sua localização, sendo os mais comuns o pleural, localizado na pleura dos pulmões, e o peritoneal, localizado nos órgãos da região abdominal, sendo que os sintomas dependem da sua localização.

Geralmente o mesotelioma desenvolve-se muio rapidamente e o diagnóstico é feito numa fase avançada da doença, sendo que tratamento é mais eficaz quando mais precoce for o diagnóstico, e consiste na realização de quimioterapia, radioterapia, e/ou cirurgia.

Mesotelioma: o que é, quais os sintomas e como é feito o tratamento

Quais os sintomas

Os sintomas dependem do tipo de mesotelioma, que está relacionado com a sua localização:

Mesotelioma pleuralMesotelioma peritoneal
Dor no peioDor abdominal
Dor ao tossirEnjoo e vômitos
Pequenos caroços na pele do peitoInchaço abdominal
Perda de pesoPerda de peso
Dificuldade para respirar 
Dor de costas 
Cansaço excessivo 

Existem outras formas de mesotelioma que são muito raras e que, dependendo da sua localização, podem dar origem a outros sintomas, como é o caso do mesotelioma pericárdico, que afeta o tecido do coração e que pode dar origem a sintomas, como diminuição da pressão arterial, palpitações cardíacas e dor no peito.

Possíveis causas

Assim como acontece com outros tipos de câncer, o mesotelioma pode ser causado por mutações no DNA celular, levando a que as células comecem a multiplicar-se de forma descontrolada, dando origem a um tumor.

Além disso, existe um maior risco para sofrer um mesotelioma em pessoas que sofrem de asbestose, que é uma doença do sistema respiratório causada pela inalação de poeira contento amianto, que ocorre geralmente em pessoas que trabalham durante muitos anos expostas a esta substância. Veja como identificar os sintomas da asbestose.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico consiste num exame físico que é feito pelo médico, e na realização de exames de imagem, como a tomografia computadorizada e raio-X.

Depois disso, e mediante os resultados obtidos nos primeiros exames, o médico pode solicitar a realização de uma biópsia, em que é recolhida uma pequena amostra de tecido para ser posteriormente analisada em laboratório, e um exame designado por PET scan, que permite verificar o desenvolvimento do tumor e se há metástase. Saiba como é feito o exame PET scan.

Como é feito o tratamento

O tratamento vai depender da localização do mesotelioma, assim como do estágio do câncer e do estado de saúde do paciente. Geralmente, este tipo de câncer é difícil de tratar porque, quando é diagnosticado, já está numa fase avançada. 

Em alguns casos, é recomendada a realização de uma cirurgia que pode curar a doença, se ainda não se tiver espalhado para outras partes do corpo. Caso contrário, apenas vai aliviar os sintomas.

Além disso, o médico também pode recomendar a realização de quimioterapia ou radioterapia, que possem ser realizadas antes da cirurgia, para facilitar a remoção do tumor, e/ou após a cirurgia, para prevenir uma recidiva.

Bibliografia >

  • AMERICAN CANCER SOCIETY. Asbestos and Cancer Risk. Disponível em: <https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/asbestos.html>. Acesso em 17 Jul 2020
  • CUNHA, P. et. al.. MESOTELIOMA PERITONEAL MALIGNO . ACTAMÉDICAPORTUGUESA. Vol.15. 383-386, 2002
  • INCA. Mesotelioma: você conhece esta doença?. 2009. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//mesotelioma-2009.pdf>. Acesso em 02 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem