Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Farinata

A Farinata é uma espécie de farinha produzida pela ONG Plataforma Sinergia a partir de uma mistura de alimentos como feijão, arroz, batata, tomate e outras frutas e vegetais. Esses alimentos são doados por indústrias, restaurantes e supermercados quando estão muito próximos da data de vencimento ou quando estão fora do padrão de comercialização, o que muitas vezes significa apenas não estarem no formato ou tamanho adequado para a utilização no comércio geral.

Após a doação, esse alimentos passam por um processo de retirada de toda a água e são triturados até ficarem na consistência de farinha, semelhante ao que é feito para criar o leite em pó. Esse processo mantém os nutrientes dos alimentos e aumenta a sua validade, permitindo que a farinha seja guardada e utilizada por até 2 anos.

O que é Farinata

Benefícios da Farinata

A utilização da farinata trás os seguintes benefícios para a saúde:

  • Favorecer o crescimento e manutenção da massa muscular, por ser rica em proteínas;
  • Melhorar o trânsito intestinal, por conter fibras;
  • Prevenir anemia, por conter proteína, ferro e ácido fólico;
  • Melhorar o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C;
  • Favorecer o ganho de peso, especialmente para pessoas que estão abaixo do peso.

Além disso, a utilização da farinata permite que pessoas de baixa renda recebam uma farinha nutritiva e segura para a saúde, vinda de alimentos ainda com qualidade, mas que seriam desperdiçados.

Como a Farinata pode ser usada

O que é Farinata

A farinata pode ser incluída em diversos alimentos como no preparo de sopas, pães, bolos, tortas, biscoitos e salgados. Como sua consistência pode variar de acordo com os alimentos utilizados, também é importante adaptar receitas para uma boa utilização da farinata.

Além disso, ela pode ser usada para incrementar o valor nutricional de preparações simples, como sopas, mingaus, sucos e vitaminas, sendo de fácil utilização. Essa farinha já é utilizada em algumas insituições que distribuem alimentos para pessoas sem abrigo e de baixa renda, e a prefeitura de São Paulo, sob comando do prefeito Doria, está planejando incluir esta farinha na alimentação de escolas e creches.

Dúvidas comuns e perigos da Farinata

As dúvidas em relação ao uso da farinata são especialmente sobre sua composição nutricional, que normalmente é desconhecida, visto que a farinha final é uma mistura de diversos alimentos, feita de acordo com as doações recebidas.

Além disso, ainda não se sabe se a sua produção será feita de forma totalmente segura para a saúde quando iniciar a sua utilização pela prefeitura de São Paulo, visto que provavelmente a ONG Plataforma Sinergia não conseguirá produzir o suficiente para suprir demanda da rede escolar da cidade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...