Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer na festa junina para não engordar

Para não engordar nas festas juninas, além de não exagerar ou evitar mesmo comer a paçoca, o pé-de-moleque e o arroz doce, e as bebidas alcoólicas, especialmente o quentão, pois além do álcool, normalmente utiliza-se muito açúcar na sua preparação. Essa indicação é especialmente para quem está fazendo dieta para emagrecer e também para manter uma alimentação com hábitos saudáveis.

Mas pra aproveitar a festa junina, que afinal só acontece uma vez por ano, e comer alimentos dessa época gostosa, além de fazer um pequeno lanche antes de sair de casa para o arraial veja quais são 5 opções saudáveis das festas juninas que não estragam a dieta:

1. Milho verde

O que comer na festa junina para não engordar

Comer o milho cozido simples é uma ótima opção durante os festejos, especialmente o milho simples, sem adicionar manteiga para não aumentar as calorias do prato. O milho é rico em fibras que irão dar maior saciedade e favorecer o bom funcionamento do intestino. Veja todos os benefícios do milho.

2. Pinhão

O pinhão é uma semente rica em gorduras boas, fibras e minerais como ferro e magnésio, ajudando a controlar colesterol e a melhorar o funcionamento intestinal. No entanto, deve-se ter cuidado para não exagerar, pois o pinhão é rico em calorias, sendo recomendado consumir apenas cerca de 10 unidades.

3. Pipoca

O que comer na festa junina para não engordar

A pipoca é rica em vitaminas do complexo B, fibras, antioxidantes, zinco, potássio e fósforo. Ela  ajuda a prevenir a ansiedade e a melhorar a digestão, além de aumentar a sensação de saciedade. Para obter seus benefícios, deve-se dar preferência à pipoca sem manteiga e com pouco sal, podendo-se consumir cerca de 3 a 4 xícaras de pipoca já estourada. Saiba como fazer pipoca no micro-ondas em poucos minutos e sem gordura.

4. Cuscuz

O cuscuz é um alimento feito a partir do milho e contém principalmente carboidratos, podendo ser utilizado como um substituto para o arroz ou a paçoca, por exemplo. Ele pode ser consumido juntamente com carnes e legumes, como o tradicional cuscuz paulista, ou com leite, queijo, ovos ou coco, como é utilizado no nordeste.

5. Espetinho de carne

O que comer na festa junina para não engordar

O espetinho de carne ou frango é uma ótima escolha durante as festas, pois é rico em proteínas e darão saciedade ao organismo. Para controlar as calorias, deve-se preferir os espetinhos de frango ou de carnes vermelhas magras, tendo também o cuidado para retirar o excesso de gordura da carne.

Dicas para controlar as calorias nas festas

Para controlar o consumo de calorias nas festas juninas, algumas dicas são:

  1. Fazer um pequeno lanche antes de sair de casa, consumindo iogurte com chia ou linhaça, ou fruta com castanhas, por exemplo;
  2. Escolher duas preparações doces por noite, como bolo de milho e algodão doce, ou canjica e arroz doce e estipular limites de consumo, como até 4 colheres de arroz doce e 1 ou 2 pedaços de bolo, para não se exceder e sair tanto da dieta;
  3. Fazer as preparações em casa e aproveitar o sabor desse período com mais saúde, trocando o açúcar branco por mascavo ou adoçante culinário, parte da farinha de trigo branca pela integral ou por farelo de aveia, e reduzindo a quantidade de açúcar colocado nas receitas;
  4. Dar preferência o vinho quente ao invés do quentão, e controlar a quantidade de álcool consumida.

Além disso, também é importante lembrar de manter uma rotina saudável o longo do mês, consumindo uma dieta balanceada e praticando atividade física para equilibrar o excesso de calorias nessa época do ano.

Receita de Arroz Doce Light para festa junina

O que comer na festa junina para não engordar

Ingredientes:

  • 1L de leite desnatado
  • ¼ de xícara de leite de coco
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 2 unidades de canela em pau
  • ½ de colher de café de sal
  • ¾ de xícara de arroz integral
  • 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
  • ½ xícara de passas brancas
  • 1 colher de café de raspas de limão
  • Canela em pó

Modo de preparo:

Em uma panela, adicionar o leite, o leite de coco, o açúcar, a essência de baunilha, a canela e o sal. Aquecer em fogo alto até começar a ferver, acrescentar o arroz e reduzir o fogo. Cozinhar com a panela destampada por cerca de uma hora, mexendo de vez em quando. Adicionar as passas, a biomassa de banana verde e as raspas de limão e cozinhar por mais cerca de 15 minutos, até que o arroz esteja tenro e a mistura comece a engrossar. Retirar do fogo, e servir, acrescentando canela em pó por cima.

Bolo de Milho Fit de arraial

O que comer na festa junina para não engordar

Ingredientes:

  • 2 espigas de milho verde in natura
  • 3 ovos
  • 7 colheres de sopa de fubá
  • 1 xícara de chá de leite desnatado
  • 1 xícara de chá de adoçante em pó para culinária
  • ½ xícara de chá de azeite ou óleo de coco
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e despejar em uma forma untada. Assar em forno médio pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...