Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como ocorre a Transmissão da Sífilis

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, que entra no organismo pelo contato direto com a ferida. Esta ferida é chamada de cancro duro, não dói e quando pressionada libera um líquido transparente altamente infeccioso. Geralmente, essa ferida aparece nos genitais do homem ou da mulher.

A principal forma de transmissão da sífilis é o contato íntimo com a pessoa infectada, pois ela é transmissível através das secreções e fluidos do organismo. Mas ela também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez, seja através da placenta ou através do parto normal, através do uso de seringas contaminadas durante o uso de drogas ilícitas e também através de transfusão sanguínea com sangue contaminado.

Como ocorre a Transmissão da Sífilis

Assim, para se proteger é recomendado:

  • Usar camisinha em todo contato íntimo;
  • Se vir alguém com a ferida da sífilis não encoste na ferida e recomende que a pessoa faça o tratamento;
  • Fazer exames antes de engravidar e o pré-natal durante a gravidez para se certificar que não tem sífilis;
  • Não usar drogas ilícitas;
  • Se tiver sífilis faça sempre o tratamento e evite o contato íntimo até ficar curado.

Quando a bactéria entra no organismo ela penetra na corrente sanguínea e no sistema linfático, podendo levar ao comprometimento de vários órgãos internos e se não for tratada corretamente pode afetar o sistema nervoso central causando danos irreversíveis, como surdez e cegueira.

Seu tratamento é rápido e simples, bastam algumas doses de penicilina intramuscular, de acordo com o estágio clínico da doença mas estes devem ser sempre recomendados pelo médico.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...