Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que causa osteoporose

A osteoporose é causada pela perda da massa óssea, que acontece de forma gradual a todas as pessoas por volta dos 35 anos. No entanto, algumas pessoas, especialmente idosos e mulheres, perdem massa óssea mais rapidamente e desenvolvem osteoporose mais cedo do que o normal.

Porém, a osteoporose pode afetar tanto homens como jovens e pode ser causada por outros fatores como alimentação pobre em cálcio, uso prolongado de corticoides ou problemas na tireoide, por exemplo.

Fatores de risco para osteoporose

Os fatores que podem aumentar o risco da osteoporose incluem:

1. Ser mulher

O hormônio feminino estrógeno é essencial para manter os ossos saudáveis, no entanto, após a menopausa os níveis de estrógeno caem e, por isso, as mulheres perdem massa óssea mais rapidamente e têm maior risco de desenvolver osteoporose do que os homens, principalmente se a menopausa vier antes dos 45 anos de idade e se removeram o útero antes dos 45 anos.

2. Idade

Quanto maior a idade, maior é o risco de desenvolver osteoporose, pois a perda de massa óssea vai acontecendo gradualmente.

3. História familiar de osteoporose

Ter um pai ou mãe com osteoporose aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose, especialmente se um deles já sofreu uma fratura de quadril.

4. Estilo de vida

O estilo de vida também influencia o risco de osteoporose, sendo que:

  • Pessoas sedentárias, que passam muito tempo sentadas, têm um maior risco de osteoporose do que aquelas que são mais ativas, porque o exercício físico ajuda a manter os ossos saudáveis;
  • O consumo regular de mais de duas bebidas alcoólicas por dia aumenta o risco de osteoporose;
  • O consumo de cigarro contribui para ossos fracos.

Além disso, pessoas com um índice de massa corporal igual ou inferior a 19 têm um maior risco de desenvolver osteoporose, porque têm menos massa óssea.

5. Alimentação

A alimentação também influencia o risco de desenvolver osteoporose, através:

  • Baixa ingestão de cálcio: a baixa ingestão de cálcio contribui para a diminuição da densidade óssea e perda de massa óssea mais cedo que o normal;
  • Transtornos alimentares: as pessoas que têm anorexia ou bulimia têm um maior risco de ter osteoporose porque a baixa ingestão de alimentos pode reduzir o número de calorias e quantidade de proteína e cálcio e reduzir a quantidade de hormônios;
  • Problemas de má absorção, como doença celíaca ou doença de Crohn.

A cirurgia para redução do tamanho do estômago, a colocação de um bypass gástrico ou a remoção de parte do intestino limita a quantidade de área disponível para absorver nutrientes, incluindo cálcio, aumentando o risco de osteoporose.

6. Problemas hormonais

Alguns problemas hormonais que podem aumentar o risco de osteoporose incluem:

  • Hipertireoidismo, em que há um aumento da função da tireoide
  • Problemas nas glândulas supra-renais, como a síndrome de Cushing;
  • Quantidades reduzidas de estrógeno nas mulheres e de testosterona nos homens;
  • Hiperparatireoidismo, em que há um aumento da função das glândulas paratireoides.

Na maioria dos casos, a causa da osteoporose no homem é desconhecida. No entanto, a diminuição da testosterona, que ajuda a manter os ossos saudáveis, é uma das possíveis causas de osteoporose masculina.

7. Uso de remédios

O uso a longo prazo de doses elevadas de corticoides, como a prednisona ou a cortisona, utilizados, por exemplo, para tratar a artrite ou a asma, podem afetar a força do osso. Além disso, alguns medicamentos usados ​​para tratar o câncer de mama e câncer de próstata, refluxo gástrico e evitar a rejeição do órgão em caso de transplante também podem aumentar o risco de osteoporose.

Prevenção da osteoporose

A osteoporose pode ser prevenida com a adoção de alguns cuidados como fazer uma dieta rica em cálcio, praticar exercício físico regularmente, não fumar e não beber bebidas alcoólicas.

Saiba como diminuir o risco de osteoporose e veja o que comer:

Leia também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...