Soluço: o que é, causas e como parar

Atualizado em julho 2023

O soluço é um reflexo involuntário que consiste na contração do diafragma e músculos do tórax, seguido pelo fechamento da glote e vibração das cordas vocais, produzindo um som característico.

Normalmente, o soluço é desencadeado pelo estímulo de nervos, como os nervos vago e frênico, ou da parte do cérebro que controla os músculos respiratórios. Pode surgir após comer muito e em caso de estresse, uso de alguns medicamentos, doenças gastrointestinais e, algumas vezes, câncer, por exemplo.

Normalmente, os soluços desaparecem após alguns minutos, no entanto caso sejam persistentes ou surjam outros sintomas, é importante consultar um clínico geral para investigar a sua causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Possíveis causas de soluço

As principais causas do soluço são:

  1. Fazer refeições muito grandes, devido à dilatação do estômago;
  2. Consumir de bebidas gasosas ou alcoólicas em excesso;
  3. Alimentos picantes, que podem irritar o trato gastrointestinal;
  4. Inalação de substâncias irritantes, como fumaça, por exemplo;
  5. Agitação, ansiedade ou medo, especialmente se a pessoa estiver respirando rápido;
  6. Deglutição de ar, ao rir ou comer rapidamente, por exemplo; 
  7. Uso de medicamentos, como alguns sedativos, quimioterápicos e corticoides;
  8. Doenças gastrointestinais, como refluxo gastroesofágico e hérnia diafragmática;
  9. Lesões cerebrais, devido a AVC ou traumatismo craniano, por exemplo;
  10. Câncer em órgãos como esôfago, fígado ou cérebro. 

Outras possíveis causas de soluço incluem níveis elevados ou baixos de minerais no sangue, acúmulo de ureia no organismo, problemas do coração, infecções pulmonares e doenças neurológicas como Parkinson e epilepsia, especialmente nos casos em que o soluço é constante. Conheça as principais causas de soluço constante.

Causas do soluço no bebê

O soluço no bebê é comum e pode acontecer mesmo antes do nascimento, ainda no útero da mãe, devido ao desenvolvimento dos músculos torácicos e diafragma, normalmente não sendo um motivo para preocupação. Veja como parar o soluço do bebê.

No entanto, caso o soluço no bebê dure mais de 2 dias, atrapalhe o bebê a dormir ou surjam outros sintomas, pode ter causas como infecções ou inflamações, sendo recomendado consultar um pediatra para uma avaliação.

Quando pode ser preocupante

Na maioria das vezes, ter soluço não é grave, no entanto pode indicar problemas de saúde especialmente se: 

  • For acompanhado de outros sintomas, como febre, tosse, dor no abdome ou perda de peso;
  • Persistir por mais de 2 dias; 
  • Continuar enquanto a pessoa dorme.

Nestes casos, é importante consultar um clínico geral para verificar se existe uma causa para o soluço que necessite de tratamento.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O médico pode indicar exames como raio-X de tórax, ressonância magnética do crânio, ultrassom do abdome ou exames de sangue para investigar a causa do soluço e indicar o tratamento mais adequado.

Como parar o soluço

Normalmente, o soluço melhora espontaneamente em poucos minutos, mas pode durar mais de 2 dias em algumas pessoas. Especialmente nestes casos, é importante que a causa do soluço seja identificada, pois assim é possível realizar um tratamento específico, caso indicado.

Além disso, algumas vezes o médico pode indicar remédios para o soluço, como clorpromazina, metoclopramida ou baclofeno, que podem parar o soluço e aliviar desconforto. Conheça os principais remédios para soluço.

Opções caseiras

Algumas opções caseiras para parar o soluço mais rapidamente incluem beber água fria, prender a respiração por alguns segundos ou respirar dentro de um saco de papel, por exemplo, que estimulam o nervo vago, podendo aliviar as contrações do diafragma. Saiba outros truques para parar o soluço.