Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento para o câncer

O câncer normalmente é tratado por meio de sessões de quimioterapia, no entanto pode variar de acordo com as características do tumor e estado geral do paciente. Dessa forma, o oncologista pode indicar outros tipos de tratamento, como radioterapia, cirurgia, imunoterapia e transplante de medula óssea, por exemplo.

É possível curar o câncer quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial e o tratamento é iniciado logo em seguida. Assim, é possível evitar a metástase e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Como é feito o tratamento para o câncer

O câncer tem cura?

O câncer pode ser curado desde que seja descoberto cedo e que o tratamento comece prontamente e, por isso, é fundamental ir ao médico quando surgem sintomas como ferida que não cicatriza, dor que não melhora com repouso ou emagrecimento sem causa aparente. Saiba quais são os principais sintomas de câncer.

Alguns tipos de câncer são mais fáceis de curar do que outros e quem pode indicar quais são as chances de cura de um câncer é o médico oncologista que esteja acompanhando o caso. Alguns fatores que interferem no tratamento e na cura do câncer são o tipo, tamanho, localização e estadiamento do tumor e também a idade da pessoa e seu estado de saúde geral.

O câncer de pulmão e de pâncreas são conhecidos por serem difíceis de curar mas qualquer câncer em estado avançado e com metástases é mais difícil de curar do que um câncer que foi descoberto em sua fase inicial.

Como tratar o câncer

Os tratamentos disponíveis para o tratamento do câncer são:

1. Quimioterapia

A quimioterapia é um dos principais tratamentos realizados contra o câncer e consiste no uso de medicamentos específicos contra o tumor. Estes podem ser tomados em forma de cápsulas ou comprimidos ou injetados diretamente numa veia do braço, próxima do pescoço ou na cabeça, por exemplo.

Normalmente a quimioterapia é feita em ciclos de tratamento e a pessoa precisa ficar internada durante alguns dias ou semanas. Estes remédios possuem fortes efeitos colaterais e podem causar desconforto como náusea, vômito, dor abdominal e queda de cabelo. Saiba como aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia

2. Radioterapia

A radioterapia também é um tipo de tratamento para o câncer e consiste na aplicação da radiação, semelhante à usada no raio X, diretamente no local do tumor. Esse tipo de tratamento tem como objetivo diminuir o tamanho do tumor e a taxa de proliferação das células malignas, impedindo o crescimento do tumor.

A radioterapia normalmente é realizada como forma de complementar o tratamento com a quimioterapia ou após a realização da cirurgia para remoção do tumor, agindo diretamente sobre as células malignas que possivelmente ainda estão presentes no organismo. Entenda como é feita a radioterapia.

3. Imunoterapia

A imunoterapia é um tipo de tratamento para o câncer que consiste no uso de medicamentos que fortalecem e estimulam o sistema imune, fazendo com que o próprio corpo seja capaz de reconhecer as células malignas para os anticorpos possam combater. Este tratamento também é usado contra doenças que não sejam o câncer.

Normalmente o médico indica a realização da imunoterapia quando o paciente não tem respondido ao tratamento. Veja como funciona a Imunoterapia.

Como é feito o tratamento para o câncer

4. Cirurgia para retirada do tumor

A cirurgia também pode ser usada para o tratamento do câncer, sendo realizada para remover o tumor inteiramente ou somente uma parte dele. No entanto, isso nem sempre é possível porque depende da localização do tumor, da irrigação sanguínea que ele recebe e facilidade em chegar até este local. Quando o tumor encontra-se na pele, como acontece no melanoma por exemplo, é mais fácil retira-lo do que quando ele encontra-se no cérebro porque existe o risco de morte durante a cirurgia ou de ficarem complicações como cegueira ou paralisia. 

Alguns tipos de câncer são tratados apenas com um tipo de tratamento, porém outros precisam da associação de vários tratamentos e o tempo do tratamento é muito variável, dependo do tipo de câncer e do seu estadio. Na maioria dos casos, o tratamento do câncer é para curar a doença, mas também pode ser usado para reduzir os sintomas, trazendo maior conforto durante o maior tempo possível.

5. Transplante de Medula Óssea

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento normalmente recomendado em caso de câncer que envolva o sistema sanguíneo, como as leucemias, linfoma e mieloma múltiplo, por exemplo.

A medula óssea é a responsável pela produção das células do sangue, que normalmente encontram-se circulantes em baixa quantidade ou na sua forma imatura na leucemia. Assim, o transplante de medula óssea tem como objetivo restaurar a produção e maturação das células sanguíneas, combatendo o câncer e melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Tratamentos naturais contra o câncer

Uma alimentação rica em vitaminas, minerais e antioxidantes é importante durante o tratamento contra o câncer porque assim o corpo tem os nutrientes necessários para combater a doença de forma mais rápida. Alguns alimentos como graviola e babosa são muito ricos em vitaminas que auxiliam no combate ao tumor mas seu consumo não exclui a necessidade do tratamento indicado pelo médico. Confira alguns remédios caseiros que previnem o câncer.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem