Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nutrição para o atleta

A nutrição para o atleta deve ser adaptada, ao peso, altura e esporte praticado porque manter uma alimentação adequada antes, durante e após o treinamento é uma das chaves para o sucesso nas competições.

Além disso, já está claramente demonstrado que a nutrição afeta o desempenho físico e que, associado ao potencial genético e ao treinamento adequado, é um fator fundamental para o sucesso.

Nutrição para o atleta de musculação

Na nutrição para o atleta de musculação é fundamental o consumo de alimentos ricos em carboidratos como barras energéticas ou fruta antes do treino para dar energia e evitar o desgaste muscular para a obtenção de energia. Além disso, dependendo do atleta e da intensidade do treino pode inclusive ser necessário fazer uma bebida desportiva com carboidratos durante o treinamento.

Após o treino é importante consumir alimentos com proteínas e carboidratos como leite com chocolate ou vitamina de frutas para repor o glicogênio muscular que foi gasto durante o treino.

Nutrição para o atleta de alto rendimento

Na nutrição para o atleta de alto rendimento é fundamental a ingestão de carboidratos antes, durante e após o treino assim como a hidratação.

  • Antes do treino - alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico como cereais tipo All Bran, pão de milho, macarrão, feijão manteiga, soja, ervilha, grão de bico ou amendoim, por exemplo e proteínas como ovo, carne magra ou peixe. Além disso a hidratação é fundamental.
  • Durante o treino - géis de carboidrato ou frutas secas como uvas passas ou damasco. Para a hidratação usar bebida esportiva ou soro caseiro e não usar apenas água porque leva a perda de sódio podendo causar hiponatremia, câimbras, fadiga e até convulsão.
  • Após o treino - ingerir carboidratos com alto índice glicêmico junto com proteínas magras como vitaminas, leite desnatado com chocolate, pão com bife de peru ou queijo branco, por exemplo.

Os alimentos ricos em gorduras devem ser evitados, a gordura tem de ser consumida em pequenas quantidades e usar gorduras saudáveis como as do azeite, nozes, amêndoas ou amendoins, por exemplo, por isso, o aconselhamento com o nutricionista é fundamental.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem