Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Nitrato de Miconazol (Vodol): o que é, para que serve e efeitos colaterais

Janeiro 2020

O Vodol é um remédio que contém nitrato de miconazol, uma substância com ação antifúngica, que elimina um amplo espetro de fungos da pele, responsáveis por infecções como pé de atleta, micose da virilha, tinha, micose de unha ou candidíase.

Este remédio pode ser comprado nas farmácias convencionais, sem necessidade de receita médica, sob a forma de creme, loção cremosa ou pó. Além destas formas farmacêuticas, o nitrato de miconazol também existe na forma de creme ginecológico, para o tratamento da candidíase vaginal. Veja como usar o creme ginecológico.

Nitrato de Miconazol (Vodol): o que é, para que serve e efeitos colaterais

Para que serve

Está indicado para aliviar os sintomas e tratar infecções da pele como Tinea pedis (pé de atleta), Tinea cruris (micose na região da virilha), Tinea corporis e onicomicoses (micose nas unhas) causadas pelo Trychophyton, Epidermophyton e Microsporum, candidíase cutânea (micose de pele), Tinea versicolor e cromofitose.

Saiba distinguir os 7 tipos de micose mais comuns.

Como usar

Aplicar a pomada, pó ou spray sobre a região afetada, 2 vezes por dia, espalhando sobre uma área um pouco maior que aquela que está afetada. É aconselhável lavar e secar bem o local antes da aplicação do medicamento.

O tratamento normalmente dura entre 2 a 5 semanas, até que os sintomas desapareçam completamente. Se após esse período, os sintomas se mantiverem, é aconselhado consultar um dermatologista para avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Embora possa ser comprado sem receita, este medicamento só deve ser utilizado se for indicado por um profissional de saúde.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento incluem irritação no local de aplicação, ardência e vermelhidão. Nestes casos, é recomendado lavar a pele e consultar um dermatologista.

Quem não deve usar

O Vodol não deve ser aplicado na região dos olhos, nem deve ser utilizado por pessoas com alergia aos componentes da fórmula. Além disso também não deve ser usado por grávidas sem orientação médica.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem