Mucocele na boca: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em maio 2023

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução, que ocorre devido ao acúmulo de líquido após a ruptura de um vaso salivar. 

Esta lesão benigna pode ter um tamanho que varia entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro, e não costuma causar dor, exceto quando é acompanhada de algum tipo de ferimento. 

A mucocele não é contagiosa e, geralmente, regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia, feita pelo odontologista, para remover o cisto e a glândula salivar afetada. 

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 2
Mucocele no lábio inferior

Principais sintomas

A mucocele forma uma espécie de bolha, que contém muco no seu interior, sendo geralmente indolor e de cor transparente ou arroxeada. Algumas vezes, ela pode ser confundida com afta, entretanto as aftas não costumam causar bolhas, mas sim, úlceras na boca.

Após algum tempo, a mucocele pode regredir, ou pode romper, após uma mordida ou pancada na região, podendo causar uma pequena ferida no local, que cicatriza naturalmente.

Na presença de sintomas que indiquem mucocele e que persistam por mais de 2 semanas, é importante passar pela avaliação do dentista, já que existe um tipo de câncer, chamado de carcinoma mucoepidermóide, que pode provocar sintomas semelhantes, mas que ao invés de melhorar, costuma piorar com o tempo. Saiba identificar outros sintomas que indicam câncer de boca.

Causas da mucocele

As causas da mucocele estão relacionadas com o bloqueio ou lesão de uma glândula ou ducto salivar, sendo que as situações mais comuns incluem:

  • Morder ou sugar os lábios ou interior das bochechas;
  • Pancadas na face, especialmente nas bochechas;
  • Histórico de outras doenças que atingem as mucosas, como Síndrome de Sjö​gren ou Sarcoidose, por exemplo.

Além disso, a mucocele também pode aparecer em recém-nascidos logo desde o nascimento devido a pancadas provocadas durante o nascimento, mas raramente necessitam de tratamento. 

Tipos de mucocele

A mucocele pode ser classificada em dois tipos de acordo com a idade da pessoa e a causa:

  • Mucocele por extravasamento: é o tipo mais comum e surge entre os 10 e 30 anos de idade devido a complicações em cirurgias dentárias, mordidas repetitivas ou uso de aparelhos ortodônticos;
  • Mucocele por retenção: este tipo de mucocele é mais raro e costuma aparecer em pessoas com mais de 40 anos devido a obstruções nas glândulas, o que impede a saída da saliva.

Os tipos de mucocele não conseguem ser diferenciados a olho nu, sendo importante que o dentista indique a realização de exames laboratoriais, assim como leve em consideração no momento da análise a idade e a causa associada, pois assim é possível indicar o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

A mucocele tem cura, que geralmente ocorre de forma natural, com regressão do cisto em poucos dias sem a necessidade de tratamento. Entretanto, nos casos em que a lesão cresce demais ou quando não há regressão natural, o dentista poderá indicar um pequena cirurgia no consultório para retirar a glândula salivar afetada e diminuir o inchaço.

Esta cirurgia é um procedimento simples, que não necessita de internamento hospitalar e, por isso, o paciente pode voltar para casa poucas horas após o tratamento, podendo ir trabalhar 1 a 2 dias após a cirurgia.

Além disso, em alguns casos, a mucocele pode voltar a surgir, podendo ser necessária uma nova cirurgia.