Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tudo o que você precisa saber sobre a Zika

Sabe aquelas dúvidas sobre o zika vírus que todo mundo tem, mas que ninguém responde direito? Pois é, hoje a gente veio pra acabar com os mitos e falar toda a verdade sobre esse vírus que está causando muitos problemas e gerando muitas dúvidas na população.

1. A Zika pode ser transmitida pelo sêmen e pelo leite materno?

VERDADE. O Zika já foi encontrado no sêmen e no leite materno em surtos da doença em outros países, e por isso o mais seguro é usar camisinha e parar de amamentar enquanto estiver com a doença, seguindo com esses cuidados por até 1 mês depois da recuperação. pode ser mais seguro usar camisinha até o bebê nascer porque ainda não se sabe por quanto tempo o Zika vírus pode permanecer no sêmen.

No entanto, a maioria das pessoas que estão com Zika não vão transmitir a doença para os outros e a única forma comprovada de pegar a doença é através da picada do Aedes Aegypti. Pesquisadores ainda estão estudando os casos para conhecer melhor o comportamento do vírus e todas as suas formas de transmissão e possíveis complicações.

2. Mulheres que tiveram Zika não podem engravidar porque terão bebês com microcefalia?

MITO. Mulheres que tiveram essa doença podem engravidar sem riscos para o bebê, mas o ideal é que esperem pelo menos 1 mês após a cura da doença, para garantir a recuperação completa e eliminação do vírus. Quem está tentando engravidar deve redobrar os cuidados usando repelente diariamente para se proteger dos mosquitos, evitando a doença e suas complicações.

No entanto, as mulheres que já estão grávidas quando são contaminadas com o Zika vírus durante a gravidez poderão ter bebês com microcefalia.

3. A microcefalia só é detectada no nascimento?

MITO. A microcefalia pode ser detectada nos exames de ultrassom que devem ser feitos ao longo da gravidez. No entanto, se a mulher não seguir o pré-natal adequadamente, pode acontecer de a microcefalia ser diagnosticada apenas após o nascimento da criança. Mas os bebês que não foram diagnosticados na gestação ou logo após o nascimento não podem desenvolver microcefalia porque esta é uma alteração genética que não se desenvolve após o nascimento.

4. Microcefalia é motivo para aborto?

MITO. O diagnóstico de microcefalia não é motivo para fazer aborto, sendo proibido por lei a realização desse procedimento. Assim, as mães que recebem esta triste notícia devem buscar ajuda dos médicos e familiares para cuidar do bebê com microcefalia para que ela possa se desenvolver da melhor forma possível. Veja como pode ser a vida da criança que nasce com microcefalia.

Tudo o que você precisa saber sobre a Zika

5. Vacina da rubéola pode causar microcefalia?

MITO. A vacina da rubéola não tem qualquer relação com a microcefalia, além disso as grávidas não podem tomar essa vacina durante a gestação. A rubéola é uma doença que causa problemas neurológicos em bebês, mas já foi erradicada do Brasil, e a vacinação protege os bebês desta doença.

6. Zika pode causar a Síndrome de Guillain-Barré?

VERDADE. A Síndrome de Guillain-Barré pode aparecer algumas semanas após o Zika, surgindo como uma complicação grave desta doença. Veja os sintomas e como tratar a Síndrome de Guillain-Barré.

7. A Zika provoca danos neurológicos em crianças com menos de 5 anos?

MITO. Quando uma criança pega Zika este vírus não provoca problemas mentais, mas é importante que toda a população se proteja dessa doença, usando repelentes e eliminando focos de água parada em casa e na rua.

No entanto, as crianças que nascem com microcefalia possuem alterações graves no sistema nervoso central, o que compromete seu desenvolvimento motor e cerebral.

8. Repelentes caseiros são eficazes?

VERDADE. Os repelentes caseiros são eficazes para afastar o mosquito, mas têm um tempo de duração menor, devendo ser reaplicados a cada 2 horas. Além disso, por serem mais sensíveis à doença, mulheres grávidas e crianças devem dar preferência ao uso de repelentes industrializados. Veja quais são os repelentes mais indicados para grávidas.

9. Vitamina B1 funciona como repelente?

VERDADE. A vitamina B1 presente em alimentos como arroz integral e aveia funciona como repelente natural se consumida diariamente através do alimentos, mas não pode ser usada como única forma para afastar o mosquito. Além da vitamina, ainda é necessário usar o repelente e cuidar da casa para evitar os focos do mosquito.

10. Posso pegar Zika mais de uma vez?

NÃO ESTÁ CONFIRMADO. Ainda não está confirmado se é possível pegar o Zika mais de uma vez, pois o vírus atual pode mudar e atingir novamente pessoas que já tiveram a doença, como acontece com a dengue. Assim, o melhor é manter os cuidados mesmo se já tiver sido infectado por esse vírus.

Entenda de forma simples o que é microcefalia e como cuidar de um beber com esse problema assistindo ao vídeo a seguir.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...