Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba como é feita a Maquiagem Definitiva nas Sobrancelhas

Corrigir falhas e melhorar o desenho das sobrancelhas são algumas das vantagens da micropigmentação de sobrancelhas. A Micropigmentação também conhecida como maquiagem definitiva ou maquiagem permanente, é um tratamento estético parecido com uma tatuagem, no qual é feita a aplicação de uma tinta especial por baixo da pele com o auxilio de um aparelho parecido com uma caneta. 

A Micropigmentação consiste na implantação de pigmentos na pele, de forma a melhorar o aspecto ou delinear certas regiões, sendo uma técnica que pode ser realizada não só nas sobrancelhas, mas também nos olhos ou nos lábios por exemplo. 

Tipos de Micropigmentação 

Existem dois tipos de micropigmentação indicados para diferentes casos, que incluem: 

  1. Sombreamento: indicado para casos onde quase não existem fios na sobrancelha, sendo necessário desenhar e cobrir toda a extensão da sobrancelha;
  2. Fio a Fio: este tipo de micropigmentação é mais indicado para os casos onde existem fios nas sobrancelhas, sendo apenas necessário melhorar o seu contorno, evidenciar o seu arco ou tapar falhas. 
Saiba como é feita a Maquiagem Definitiva nas Sobrancelhas

O tipo de micropigmentação a utilizar deve ser indicado pelo profissional que faz o tratamento, assim como deve ser avaliada qual a cor indicada e mais natural. 

Benefícios da micropigmentação

Em comparação com outras técnicas de embelezamento de sobrancelhas, como coloração de sobrancelha ou henna de sobrancelhas, a micropigmentação tem vantagens que incluem: 

  • Procedimento que dura entre 2 a 5 anos; 
  • Não dói pois é usada anestesia local; 
  • Cobre imperfeições e falhas de um modo eficiente e natural.

A Micropigmentação é indicada para quem está insatisfeito com a forma e contorno da sobrancelha, e em casos onde existem diferenças de comprimento ou assimetrias evidentes entre as duas sobrancelhas. Para os casos em que a sobrancelha é fraca ou tem poucos fios, pode ser indicado o Transplante de Sobrancelhas, uma opção definitiva e natural que preenche as falhas e aumenta o volume da sobrancelha. 

Se o objetivo é realçar os contornos do rosto, a Micropigmentação também pode ser útil uma vez que as sobrancelhas valorizam os traços do rosto. Além disso, a realização de alguns Exercícios para afinar o rosto também pode ser útil, pois fortalecem a musculatura do rosto, tonificam, drenam e ajudam a desinchar. 

Como é feita a Micropigmentação

Esta técnica é realizada usando um aparelho chamado dermógrafo, que consiste numa espécie de canetas com agulhas, semelhante a uma caneta de tatuagem, que perfuram a primeira camada da pele inserindo pigmentos. 

Após decidido o desenho da sobrancelha e a cor que vai ser utilizada, é aplicada uma anestesia local para que o procedimento não cause dor, e só depois de anestesiado o local é que a técnica é iniciada. No final do procedimento, é usado um laser de baixa potência sobre a região, que vai ajudar na cicatrização e a fixar melhor os pigmentos inseridos. 

Dependendo do tipo de pele e dar cor utilizada, é necessário fazer a manutenção da micropigmentação a cada 2 ou 5 anos, pois a tinta começa a desvanecer. 

Cuidados após a micropigmentação

Durante os 30 ou 40 dias seguintes à micropigmentação, é muito importante manter sempre a região das sobrancelhas limpa e desinfectada, sendo contraindicado pegar sol ou usar maquiagem durante o tempo de recuperação e até à completa cicatrização da pele. 

Saiba como é feita a Maquiagem Definitiva nas Sobrancelhas

Com o passar do tempo a Tinta muda de cor? 

A tinta escolhida para realizar a micropigmentação deve sempre ter em consideração a cor da pele, dos fios da sobrancelha e a cor do cabelo, pelo que se for escolhida corretamente esta irá apenas clarear e desvanecer com o passar do tempo. 

É esperado que quando um pigmento é aplicado sobre a pele ele mude ligeiramente de cor, tornando-se um pouco mais escuro nos meses seguintes à aplicação e mais claro com o passar do tempo. 

Micropigmentação é Tatuagem? 

Hoje em dia a micropigmentação não é tatuagem, pois as agulhas usadas durante o procedimento não penetram até à 3 camada da pele como acontece nos casos da tatuagem. Assim, a micropigmentação não deixa marcas irreversíveis, pois a tinta desvanece ao final de 2 a 5 anos, não sendo necessária a sua remoção a laser. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...