Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar o Método de Ovulação Billings para engravidar

Para usar o Método de Ovulação Billings, também conhecido por Padrão Básico de Infertilidade, para engravidar a mulher deve anotar como está a sua secreção vaginal todos os dias e ter relações nos dias em que há maior secreção vaginal.

Nestes dias, onde a mulher sente que sua vulva está naturalmente molhada durante o dia, ocorre o período fértil que permite a entrada dos espermatozoides até o óvulo maduro para que este seja fecundado, dando assim início à gravidez.

Assim, para usar o método Billing ou Padrão básico de infertilidade é importante conhecer o sistema reprodutor feminino e todas as suas alterações.

Como usar o Método de Ovulação Billings para engravidar

Como começar a usar o Método de Ovulação Billings

Para começar a usar este método deve-se ficar sem qualquer contato íntimo por 2 semanas e começar a anotar todas as noites como está sua secreção vaginal. Não há necessidade de começar a utilizar este método durante a menstruação, embora isso seja mais fácil para algumas mulheres.

Você poderá observar esta secreção durante o dia enquanto estiver realizando as tarefas domésticas, trabalhando ou estudando, basta verificar se a região externa da vagina, a vulva, está completamente seca, seca ou molhada sempre que utilizar o papel higiênico para se limpar após urinar ou defecar. Também poderá perceber como se encontra sua secreção vaginal ao caminhar ou praticar exercícios.

Durante o primeiro mês, enquanto estiver aprendendo a usar o método Billings, é importante não ter contato íntimo, não introduzir os dedos na vagina, nem realizar qualquer exame interno como o papanicolau, porque estes podem provocar alterações nas células da região íntima feminina, dificultando a interpretação do estado de secura vaginal.

Você deverá usar as seguintes anotações:

  • Estado de secura vaginal: seco, molhado ou escorregadio
  • Cor vermelha: para dias de menstruação ou sangramento de spoting
  • Cor verde: para dias em que estiver seca
  • Cor amarela: para dias onde estiver levemente molhada
  • Bebê: para os dias mais férteis, onde há sensação muito molhada ou escorregadia.

Também deve-se anotar todos os dias que tem relação sexual.

Como usar o Método de Ovulação Billings para engravidar

Qual o melhor dia para engravidar usando este método

​Os melhores dias para engravidar são aqueles onde a vulva começa a ficar mais molhada e escorregadia. O terceiro dia de sensação molhada é o melhor dia para engravidar, porque é quando o óvulo está maduro e toda a região íntima está pronta para receber o espermatozoide, aumentando as chances de engravidar.

Ter relações sexuais, sem camisinha ou qualquer outro método de barreira, durante os dias onde a vulva está molhada e escorregadia deverá resultar em gravidez.

Se você está com dificuldade para engravidar, veja quais são as possíveis causas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...