Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como acontece a transmissão da meningite viral e como prevenir

A meningite viral é uma doença infecciosa que pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio do contato direto com uma pessoa que tenha a doença ou através da partilha de objetos como copos e talheres, podendo o contágio acontecer mesmo que a pessoa não apresente sintomas de infecção pelo vírus responsável pela meningite.

Assim, devido ao fato da meningite viral se de fácil transmissão, é recomendado que o contato com pessoas doentes seja evitado, bem como evitar a partilha de objetos, além de ser recomendado o aumento da frequência da lavagem das mãos.

Como acontece a transmissão da meningite viral e como prevenir

Transmissão da meningite viral

A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e, por isso, pode ser transmitido de formas diferentes de acordo com o vírus responsável pela doença. No entanto, em todos os casos o vírus pode facilmente infectar a pessoa e levar ao desenvolvimento de doença. De forma geral, as principais formas de transmissão da meningite viral são:

  • Partilha de copos, pratos e talheres;
  • Tosse, espirro ou saliva;
  • Levar as mãos os olhos, nariz ou boca após ter contato com superfícies que contenham o vírus;
  • Contatos próximos com a pessoa infectada, como beijos, apertos de mão;
  • Consumo de alimentos e água contaminados;
  • Picadas de mosquito, no caso da meningite causada por arbovírus.

Normalmente a pessoa com meningite viral não precisa ficar internada em isolamento, mas se o médico achar que é melhor para a pessoa não ter contato próximo com os outros, para sua própria recuperação ser mais rápida, poderá ser dada esta indicação. 

Como identificar a meningite viral

A meningite viral normalmente só é identificada quando a pessoa apresenta alguns sintomas, como febre alta, dor de cabeça e rigidez na nuca, que são normalmente indicativos de que a doença já encontra-se mais avançada.

Assim, na presença dos sintomas, é importante consultar o médico para saber se é realmente meningite e, então, iniciar o tratamento mais adequado. Veja como saber se é meningite viral.

Como prevenir a infecção

Como a meningite viral é de fácil transmissão, é importante adotar medidas que previnam o contágio. Assim, é recomendado evitar o contato direto e próximo com pessoas com esse tipo de meningite e o compartilhamento de objetos. Além disso, é recomendado lavar bem todas as frutas, legumes e verduras com água e deixar de molho no cloro e desinfetar todas as superfícies da casa.

Outra ação importante na prevenção do contágio da meningite viral e de outras doenças infecciosas é a lavagem das mãos, que deve ser feita com sabonete neutro e água para eliminar microrganismos patogênicos e evitar que o vírus, por exemplo, possa ser "carregado" para outras superfícies. Veja no vídeo a seguir como lavar as mãos corretamente para evitar doenças.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Meningite: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites>. Acesso em 19 Jun 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem