Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como escolher o melhor tênis para Corrida

Usar um tênis adequado para a corrida ajuda a evitar lesões nas articulações, fraturas ósseas, tendinites e formação de calos e bolhas nos pés, o que pode fazer com que a corrida seja desconfortável. Para escolher o melhor tênis, é importante ter em consideração as condições do ambiente em que a corrida será realizada, o clima, o tipo de pisada e o tamanho do pê e do sapato.

O ideal para corrida é que o tênis seja leve, confortável e com sistema de ventilação e de amortecimento, permitindo o bom desempenho da pessoa e sejam evitadas lesões.

Como escolher o melhor tênis para Corrida

Os principais fatores que devem ser considerados na hora de escolher um tênis adequado para os treinos de corrida são:

1. Tipo de pisada

É importante saber o tipo de pisada para que o tênis mais adequado seja escolhido e, assim, seja possível diminuir o risco de lesões e desgastes nas articulações durante o exercício. A pisada corresponde à forma como o pé pisa no chão, podendo ser dividido em 3 tipos:

  • Pisada neutra: é o tipo mais comum e com menor risco de lesões, uma vez que causa um desgaste uniforme na sola do tênis;
  • Pisada pronada: o pé toca o chão principalmente com a parte interna, utilizando o dedão do pé para ter impulso, o que aumenta o risco de lesão nos joelhos e no quadril;
  • Pisada supinada: a parte externa do pé é a mais utilizada, e o dedo mínimo é quem dão o impulso para a próxima passada.

Para saber o tipo de pisada, pode-se fazer um teste simples ao molhar o pé e simular uma passada sobre uma folha de papel. Em seguida, com o pé ainda sobre a folha, deve-se fazer o contorno do formato do pé com uma caneta, e avaliar qual o lado do pé mais tocou a folha.

A recomendação é a de que pessoas que possuem a pisada pronada dêem preferência a tênis que neutralizam a pisada no momento da passada, ajudando a evitar lesões nas articulações.

2. Condições do ambiente

O ambiente em que a corrida será realizada tem influencia direta no tipo de tênis que deve-se usar. No caso da corrida ser feita em terrenos irregulares ou com pedras, o ideal é que o calçado tenha sistema de amortecimento reforçado, maior aderência do solado ao solo e cano alto, para proteger os tornozelos.

Além disso, se o local da corrida for úmido, tiver poças de água ou se for feita ao ar livre inclusive em dias chuvosos, também é importante procurar tênis com material impermeável, para impedir a entrada de água no sapato, já que isso aumenta o peso dos pés e causa problemas como frieira.

3. Tamanho

Após escolher o modelo, deve-se estar atento ao tamanho do calçado e seu conforto no pé, isso porque o tamanho errado pode tornar a corrida desconfortável. O tênis deve ser justo o suficiente para que o calcanhar não escorregue durante a caminhada ou corrida, mas nenhuma parte do pé deve ser apertada.

Além disso, a frente do tênis deve permitir a movimentação dos dedos e deve haver um pequeno espaço para acomodar o inchaço dos pés que normalmente ocorre durante a corrida.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem