Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais diferenças entre Medicamento Genérico, Similar e de Marca

Qualquer medicamento só deve ser utilizado sob orientação médica porque possuem indicações, contraindicações e feitos adversos que devem ser avaliados pelo médico. O cuidado deve ser redobrado no caso das crianças porque elas são mais sensíveis e reagem aos medicamentos de forma diferente.

Conheça as diferenças entre os medicamentos de marca, genérico e similar.

Medicamento de Marca

Os medicamentos de marca são os primeiros a surgir nas farmácias após vários testes e serem aprovados pela Anvisa, a agência que regulamenta o uso de medicamentos no Brasil. Estes medicamentos geralmente são mais caros que os genéricos e os similares de mercado, mas todos são igualmente eficazes.

Principais diferenças entre Medicamento Genérico, Similar e de Marca

Medicamento Genérico

O medicamento genérico é aquele que é vendido pelo nome do princípio ativo usado na fórmula. Algumas marcas de laboratório que comercializam os medicamentos genéricos são EMS, Medley, Eurofarma, Neo Química, Teuto, Merck e Novartis.

Antes de serem comercializados os medicamentos genéricos e similares passam por rigorosos testes de qualidade e, por isso, são de confiança. Eles são facilmente reconhecidos pela sua embalagem, são mais baratos, são igualmente confiáveis aos de marca, podendo ser encontrados em todas as farmácias e drogarias.

Medicamento Similar

Os remédios similares de mercado possuem o mesmo princípio ativo e a mesma apresentação, que pode ser em xarope, comprimido ou supositório. As principais diferenças entre o Similar e o remédio de marca são o prazo de validade e a embalagem, por exemplo.

Como economizar na compra de medicamentos

Uma estratégia para gastar menos na farmácia ou drogaria é pedir ao médico para prescrever o princípio ativo do medicamento, o que possibilita a compra de genérico ou similar.

Para comprar um medicamento genérico ou similar sem a receita, se não souber o princípio ativo do medicamento, basta pedir no balcão da farmácia pelo genérico ou similar do Cataflan ou do Feldene, por exemplo. Ao mencionar o nome do medicamento de marca, o farmacêutico logo sabe qual é o seu genérico e similar, podendo indicar o mais adequado.

Comprar remédios na farmácia popular também é uma ótima opção. Outra opção que pode ser útil é recorrer aos remédios caseiros que feitos à base de chás de plantas medicinais. Veja alguns exemplos na categoria: Remédios caseiros. Mas apesar de serem úteis no combate à doenças, os remédios caseiros e fitoterápicos também devem ser usados com conhecimento do médico.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...