Como fazer massagem relaxante com óleos essenciais

Atualizado em dezembro 2023

As massagens com óleos essenciais de Alfazema, Eucalipto ou Camomila são ótimas opções para aliviar a tensão muscular e estresse, pois estimulam a circulação sanguínea e renovam energias. Além disso, ajudam a reduzir a tensão muscular e promove o relaxamento dos músculos. 

Os óleos a utilizar neste tipo de massagens devem possuir propriedades terapêuticas que acalmem e relaxam, para que complementem o efeito da massagem relaxante.

Além disso o seu aroma também deve ser agradável, especialmente para quem recebe a massagem. O gel massageador de Manteiga de Sucuri também é uma ótima opção para usar nas massagens relaxantes.

 

Imagem ilustrativa número 1

Como fazer

Para fazer uma massagem que proporcione o alivio da tensão e do estresse, ela deve ser feita nas costas, na cabeça ou no pescoço, sendo necessário exercer alguma pressão nos movimentos feitos. 

A massagem deve ser feita com a pessoa deitada de barriga para baixo e confortável, sendo recomendado utilizar entre 5 a 10 gotas de óleo essencial, que devem ser bem espalhadas por todas as regiões a massagear. 

Depois de espalhar o óleo, deve colocar as mãos lado a lado sobre o fundo das costas, e deve iniciar a massagem fazendo movimentos circulares de dentro para fora e ligeiramente para cima. As massagens devem ser feitas usado as pontas dos dedos ou os nós dos dedos, dependendo da preferência e devem durar durar no mínimo 10 minutos para que faça o efeito pretendido. 

Este tipo de massagens são especialmente eficazes à noite, pois relaxam os corpo e a mente a ajudam a dormir melhor. Além disso, para potenciar o seu efeito relaxante pode optar por tomar um banho bem quente antes da massagem, que vai relaxar e funcionar como uma espécie de aquecimento para o corpo. 

Principais benefícios

As massagens relaxantes apresentam diversos benefícios para o corpo que incluem: 

  • Melhora a circulação sanguínea; 
  • Ajuda a reduzir a tensão muscular; 
  • Promove o relaxamento dos músculos; 
  • Ajuda no alongamento dos músculos; 
  • Alivia os espasmos musculares. 

Além disso, quando existem contraturas musculares dolorosas, a massagem relaxante também pode ajudar no seu tratamento, pois ajuda os músculos a relaxar e a alongar o que é especialmente importante nessas regiões. Porém, se a contratura muscular causar dormência em algum membro ou se a dor permanecer por mais de 5 dias é recomendado que consulte um fisioterapeuta para tratar o problema. 

Óleos essenciais relaxantes

São muitos os óleos essenciais com propriedades relaxantes e calmantes que podem ser usados para fazer este tipo de massagens, e alguns dos recomendados incluem: 

  • Óleo de Alfazema: possui propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas e analgésicas; Saiba mais sobre as propriedades calmantes desta planta aqui
  • Óleo de Hortelã-pimenta: possui propriedades descongestionantes, anti-inflamatórias e analgésicas que aliviam dores musculares e inflamações e ajuda no tratamento de dores de cabeça causadas por tensão muscular. Saiba mais sobre esta planta medicinal em Hortelã-pimenta
  • Óleo de Eucalipto: possui propriedades relaxantes, antiespasmódicas e que melhoram a circulação sanguínea. 
  • Óleo de Camomila: possui propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes.
  • Óleo de Pimenta-de-caiena: possui propriedades analgésicas que aliviam as dores de costas, favorece a circulação sanguínea e ajuda no tratamento de contraturas musculares.

Qualquer um desses óleos pode ser usado para fazer a massagem e a sua escolha depende dos gostos pessoais de cada um, sendo importante que o cheiro seja agradável e relaxante para quem recebe a massagem, para que complemente o seu efeito. Além disso, veja outras úteis para combater o estresse em Técnicas para combater o Estresse e a Ansiedade