Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Maquiagem fora do prazo faz mal

Usar uma maquiagem fora do prazo de validade faz mal à pele, assim como emprestar a maquiagem para outra pessoa usar. Este hábito pode causar problemas de pele como conjuntivite, herpes, sapinho e terçol, por exemplo.

Também não é recomendado emprestar a maquiagem, pois pode haver uma contaminação de uma pessoa para outra. Por exemplo, o batom pode transmitir sapinho e herpes, e o rímel pode passar bactérias causadoras do terçol e da conjuntivite.

Maquiagem fora do prazo faz mal

Como saber se a maquiagem passou do prazo

Para identificar se a maquiagem está fora do prazo de validade, recomenda-se avaliar a cor, textura e o cheiro. Se mudou desde a primeira utilização, isto já pode ser um indício de que a maquiagem já está fora do prazo de validade e não pode ser usada.

Já as bases em pó podem apresentar-se com pontinhos brancos, como se fossem fungos, tipo bolor, e também devem ser inutilizadas. O gloss pode ficar mais pegajoso, e o batom com um gosto ou um cheiro ruim.

Como conservar a maquiagem por mais tempo

O ideal é guardar a maquiagem numa gaveta ao abrigo da luz, do calor e da umidade. O prazo de validade varia de produto para produto: em média, os batons duram 1 ano, a base pode durar entre 6 meses a 1 ano, já o rímel e a maquiagem para os olhos podem variar de 3 a 6 meses.

Lavar os pincéis com água morna e sabão neutro, deixando-o secar ao sol, é uma das maneiras de evitar a proliferação de bactérias poupando a pele de mais uma agressão. Eles devem ser lavados, em média, 1 vez ao mês.

Uma boa dica para saber sempre qual é o prazo de validade de cada produto é colar uma pequena etiqueta no mesmo com o mês e o ano em que acaba o seu prazo de validade. Assim, não se corre o risco de usar uma maquiagem fora do prazo de validade, garantindo um bom resultado final.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...