Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mania de Limpeza pode provocar Asma e Alergias

O excesso de limpeza e o uso excessivo de produtos antibacterianos a longo prazo pode causar alergias ou até mesmo asma, uma vez que o excesso de cuidados pode abrir caminho para este tipo de problemas. 

A sujeira e as bactérias presentes no nosso dia a dia são em parte responsáveis por fortalecer o nosso sistema imunológico, especialmente durante a infância, 
ajudando o organismo a construir defesas contra diversos tipos de alergias.

Por isso, o uso de produtos que prometem matar 99,9% dos germes durante a faxina pode ser prejudicial para a saúde, assim como limpar a casa de forma excessiva pode também não ser uma boa opção para a construção das defesas necessárias. 

Mania de Limpeza pode provocar Asma e Alergias

Quando a mania de limpeza vira transtorno

Manter a casa limpa é um aspecto importante da vida de muitas pessoas, porém quando a obsessão em manter a casa limpa cresce e passa a ser a principal tarefa do dia, isso pode ser sinal de transtorno psicológico. Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de um transtorno obsessivo-compulsivo por limpeza, um problema psicológico que necessita de tratamento, incluem: 

  • Gastar mais de 1 hora por dia a limpar a casa; 
  • Presença de vermelhidão ou de feridas nas mãos, que indicam a constante necessidade em lavar ou desinfetar repetitivamente as mãos; 
  • Preocupação exagerada com sujeira, bactérias ou ácaros; 
  • Necessidade constante em verificar se tudo se encontra limpo ou no lugar; 
  • Necessidade para limpar objetos que geralmente não são limpos, como cartão de crédito, celular ou chave do carro por exemplo.

A Mania de limpeza vira transtorno quando os hábitos, deixam de ser saudáveis e passam a ser obrigação diária, e na presença destes sintomas é recomendado consultar um psiquiatra, pois é necessária a toma de remédios e a realização de sessões de psicoterapia. 

A mania das limpezas, pode levar ao surgimento de alergias ou asma, uma vez que o excesso de cuidados e de limpeza pode abrir caminho para este tipo de problemas, uma vez que a sujeira e as bactérias presentes no dia a dia contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. 

O que é uma Alergia?

A alergia ou reação de hipersensibilidade, trata-se de uma resposta imunológica exagerada por parte do nosso organismo, que surge quando existe contato com alguma substância estranha, também conhecida como antígeno. 

Existem diversos tipos de alergias, como a ácaros, pó, mofo, pelos de animais, alimentos ou a medicamentos por exemplo, que podem ser identificadas recorrendo à realização de um teste de alergia. No geral, as alergias provocam espirros, coceira nos olhos, nariz vermelho ou escorrendo ou olhos lacrimejantes, e necessitam de ser tratadas com um alergologista. 

Assim, é importante lembrar que as vezes um pouco de sujeira, pó ou bactérias não faz mal, pois preparam o nosso organismo para futuras agressões, sendo este facto especialmente importante durante a infância, que é quando o corpo constrói as suas defesas para o resto da vida.  

Mais sobre este assunto:
Carregando
...