Mancha branca no dente: o que pode ser e o que fazer

Atualizado em agosto 2023

As manchas brancas no dente podem ser indicativas de cárie, excesso de flúor, alteração na formação do esmalte do dente ou aumento na acidez da boca, podendo aparecer tanto nos dentes de leite quanto nos dentes permanentes.

Para evitar o surgimento de manchas brancas no dente é recomendado ir periodicamente ao dentista para que seja feita uma limpeza de rotina, em que é feita remoção de placas, tártaros e algumas manchas. O dentista também pode indicar a realização de microabrasão, que corresponde a um desgaste superficial do dente, ou o clareamento dental.

Além disso, pode ser indicado pelo dentista uma mudança na alimentação, evitando alimentos e bebidas ácidas para que não ocorra mais danos ao esmalte do dente. É importante, também, realizar a higienização bucal correta, pelo menos 2 vezes ao dia, por meio da escovação e do uso do fio dental. Saiba como escovar os dentes corretamente.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de manchas brancas no dente:

1. Cárie

A presença de cárie pode provocar desgaste do esmalte, levando ao aparecimento de manchas brancas no dente. Nesse caso, as manchas normalmente aparecem em locais em que há acúmulo de alimentos, como próximo à gengiva e entre os dentes, o que favorece a proliferação de bactérias e formação de placas.

A cárie normalmente está relacionada à falta de higiene bucal adequada, associada a um consumo excessivo de alimentos doces, o que favorece o crescimento bacteriano e surgimento das placas. Veja mais sobre as cáries.

O que fazer: em caso de cárie, é importante consultar o dentista para que seja feita uma limpeza mais profunda dos dentes e realizado o tratamento apropriado para cárie, que consiste em fazer a restauração do dente. Veja com mais detalhes como é feito o tratamento para cárie.

É também importante manter os cuidados com a higiene bucal, escovando bem os dentes, com pasta de dente com flúor, de preferência, e usar fio dental pelo menos 2 vezes por dia, principalmente antes de dormir.

2. Fluorose

A fluorose corresponde ao excesso de exposição ao flúor durante o desenvolvimento do dente, seja por aplicação maior de flúor pelo dentista, grande quantidade de creme dental utilizado para escovar os dentes ou consumo acidental de pasta de dente com flúor, o que leva ao surgimento de manchas brancas nos dentes.

O flúor é um elemento químico importante para evitar que os dentes percam seus minerais, e impedir o desgaste causados por bactérias e por substâncias presentes na saliva e na alimentação. O flúor normalmente é aplicado em consultório odontológico a partir dos 3 anos de idade, mas também pode estar presente em cremes dentais, sendo utilizada uma pequena quantidade no dia-a-dia. Veja quais são os benefícios e riscos da aplicação do flúor.

O que fazer: as manchas brancas causadas pelo excesso de flúor podem ser removidas por meio de clareamento ou colocação de facetas dentárias, também conhecidas por lentes de contato dentário, de acordo com a recomendação do dentista. Saiba para que servem e quando colocar as lentes de contato nos dentes.

3. Hipoplasia de esmalte

A hipoplasia de esmalte é uma condição caracterizada pela deficiência da formação do esmalte do dente, levando ao aparecimento de pequenas linhas, falta de parte do dente, alterações na cor ou surgimento de manchas dependendo do grau de hipoplasia.

As pessoas com hipoplasia do esmalte têm mais chance de ter cáries e sofrer com a sensibilidade, por isso é importante ir ao dentista regularmente e manter boa higiene bucal.

O que fazer: normalmente as manchas causadas pela hipoplasia são facilmente tratadas por meio de clareamento dentário ou uso de cremes dentais remineralizadores. No entanto, se além das manchas houver falta de partes de dentes, pode ser indicado pelo dentista a realização de implantes dentários. Conheça mais sobre a hipoplasia do esmalte do dente.

4. Acidez na boca

A maior acidez na boca pode favorecer a desmineralização do esmalte do dente, levando ao aparecimento de manchas brancas no dente. O aumento da acidez na boca pode ser causado pelo aumento do consumo de alimentos muito ácidos, diminuição da quantidade de saliva produzida ou refluxo.

O que fazer: é importante que a causa do aumento da acidez seja identificado para que o tratamento mais específico possa ser iniciado, podendo ser necessário realizar mudanças na alimentação do dia a dia.