Farinha de linhaça: 10 benefícios (e como fazer em casa)

Atualizado em outubro 2023

A farinha de linhaça possui diversos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, auxiliar no tratamento da diabetes, baixar o colesterol, prevenir doenças cardiovasculares ou aliviar os sintomas da menopausa.

Isto porque a farinha de linhaça é rica em ômega-3, fitoesterois e fibras, além de minerais e vitaminas, como magnésio, fósforo, vitamina B1 e cobre, que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, laxativas e antioxidantes.

A farinha de linhaça pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, no entanto, pode ser também ser preparada em casa triturando as sementes de linhaça no liquidificador.

Imagem ilustrativa número 2

Benefícios da farinha de linhaça

Os principais benefícios da farinha de linhaça são:

1. Reduz a inflamação do corpo

A farinha de linhaça é uma boa fonte de ômega-3, um tipo de gordura boa, que ajuda a diminuir a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanoides e as citocinas, reduzindo a reduzir a inflamação do corpo.

2. Previne doenças cardiovasculares

Por ser rica em ômega-3, do tipo ácido alfa linolênico (ALA), com ação anti-inflamatória e antioxidante, a farinha de linhaça ajuda a evitar que o colesterol se deposite na parede dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares, como AVC ou infarto.

Além disso, a farinha de linhaça tem um efeito anti-hipertensivo leve e hipocolesterolemiante, que ajuda a baixar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol no sangue, o que contribui para evitar doenças cardiovasculares.

3. Diminui o colesterol

A farinha de linhaça ajuda a diminuir o colesterol "ruim", LDL, e os triglicerídeos, que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias, o que promove um melhor funcionamento das artérias e ajuda a evitar infarto, arritmia, insuficiência cardíaca e AVC.

Isto porque é a farinha de linhaça é rica em fibras que reduzem a absorção da gordura dos alimentos e a produção de colesterol pelo fígado, o que ajuda a baixar o colesterol ruim e os triglicerídeos do sangue.

4. Combate a prisão de ventre

A farinha de linhaça é rica em fibras solúveis e insolúveis que ajudam a combater a prisão de ventre, pois ajudam a aumentar o volume das fezes e acelerar os movimentos intestinais.

5. Ajuda no tratamento da diabetes

Devido as fibras presentes na sua composição, a farinha de linhaça ajuda a diminuir a absorção de glicose da alimentação promovendo uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhorando a resposta do corpo à insulina, o que ajuda na prevenção e no tratamento do diabetes.

Em um estudo clínico [1], utilizando 20 g de farinha de linhaça por dia, foi demonstrado uma redução da glicemia em jejum após 12 semanas do seu consumo, havendo também uma maior redução da glicemia em pessoas que comeram 40 g da semente de linhaça por dia. Veja também os benefícios da semente de linhaça.

6. Alivia os sintomas da menopausa

Por conter fitoesterois, que agem como o hormônio estrogênio no corpo, a farinha de linhaça pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, principalmente a frequência e intensidade das ondas de calor. Confira os principais sintomas da menopausa.

Para reduzir os sintomas da menopausa, é recomendado consumir 30 g de linhaça por dia, o que equivale a cerca de 4 colheres de sopa.

7. Ajuda a emagrecer

A farinha de linhaça por ser rica em fibras pode ajudar a emagrecer, pois aumenta o tempo de digestão e prolonga a sensação de saciedade após a alimentação, o que leva a pessoa a ingerir menos calorias durante o dia, promovendo a perda de peso.

8. Previne a osteoporose

A farinha de linhaça é rica em magnésio e cálcio, minerais importantes para a saúde e fortalecimento dos ossos, podendo ser um bom aliado na prevenção e no tratamento da osteoporose.

Esse benefício também pode ser obtido com o consumo do óleo de linhaça. Veja os benefícios do óleo de linhaça.

9. Melhora o funcionamento cerebral

Por ser rica em ômega 3, a farinha de linhaça pode ajudar a proteger as células cerebrais garantindo o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio. Isto porque é 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente ômega 3.

Além disso, a farinha de linhaça tem ação anti-inflamatória e melhora a circulação sanguínea, o que também ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro.

10. Pode prevenir o câncer

A farinha de linhaça contém lignanas, um tipo de fitoestrogênio com propriedades antioxidantes e antitumorais, que podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer hormônio-dependentes, como o câncer de mama, por exemplo.

No entanto, é recomendado que pessoas com câncer de mama utilizem a linhaça somente na alimentação, na forma de farinha ou de sementes de linhaça, devendo-se evitar o uso de suplementos de linhaça.

Como fazer a farinha de linhaça

Para fazer a farinha de linhaça e tirar o maior proveito dessa semente, é aconselhado comprar os grãos inteiros e triturá-los no liquidificador em pequenas quantidades, à medida que forem sendo usados.

A semente e farinha de linhaça devem ser armazenadas em um frasco escuro fechado, dentro do armário ou da geladeira, sem contato com a luz, para evitar a oxidação da semente e conservar por mais tempo os seus nutrientes.

Diferença entre linhaça dourada e marrom

A diferença entre os dois tipos de linhaça é que a versão dourada é mais rica em alguns nutrientes, especialmente em ômega-3, ômega-6 e proteínas, o que aumenta os benefícios dessa semente em relação à marrom.

No entanto, a semente marrom também é uma boa opção e pode ser utilizada da mesma forma para manter a saúde do organismo, lembrando sempre de triturar as sementes antes do consumo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de farinha de linhaça:

Componentes 100 g de farinha de linhaça
Energia 400 calorias
Proteínas 24,1 g
Gorduras 38,3 g
Carboidratos 29,1 g
Fibras 29,1 g
Ácidos graxos poli-insaturados 33,5 g
Ácidos graxos monoinsaturados 14,1 g
Cálcio 233 mg
Magnésio 377 mg
Fósforo 567 mg
Potássio 805 mg
Zinco 4,82 mg

É importante ressaltar que, para se obter todos os benefícios da farinha de linhaça, esse alimento deve ser incluído em uma alimentação saudável, associada à prática de atividades físicas regulares.

Como consumir

A farinha de linhaça pode ser consumida em vitaminas, iogurtes ou no preparo de alimentos, como bolos, pães, cookies ou até carnes, por exemplo.

Além disso, a farinha de linhaça também pode ser usada para preparar um ovo vegano.

É importante ressaltar que para obter os benefícios da farinha de linhaça, é recomendado incluir o seu consumo em uma dieta saudável e balanceada, indicada por um nutricionista, além de praticar exercícios físicos regularmente.

Para saber como consumir a farinha de linhaça numa dieta saudável, marque sua consulta com o nutricionista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Receitas saudáveis com farinha de linhaça

Algumas receitas saudáveis com farinha de linhaça são:

1. Bolo de banana com linhaça

Ingredientes:

  • 100 gramas de farinha de linhaça;
  • 4 ovos;
  • 3 bananas;
  • 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (de chá) de azeite ou outro óleo vegetal;
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó.

Modo de Preparo:

Bater no liquidificador primeiro as bananas, o óleo de coco, os ovos, o açúcar e a semente de linhaça. Adicionar aos poucos as farinhas e continuar batendo até ficar homogêneo. Adicionar o fermento por último e misturar cuidadosamente com uma colher. Levar ao forno médio preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que o teste do palito indique o que o bolo está pronto.

2. Ovo vegano com farinha de linhaça

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de farinha de linhaça;
  • 2 colheres e meia (de sopa) de água filtrada.

Modo de preparo:

Em um recipiente limpo e seco misturar bem os ingredientes. Deixar repousar por 10 minutos ou até que forme uma goma.

Em seguida, pode-se utilizar esse ovo de linhaça como substituto do ovo de galinha em receitas de bolos, panqueca, cookies ou brownies, por exemplo.

Vídeos relacionados