Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda o que é Linfoma T angioimunoblástico

O linfoma T angioimunoblástico é um dos tipos de linfoma não Hodgkin, sendo um câncer raro que afeta o sistema imunológico que compromete as células de defesa do organismo, deixando a pessoa mais propensa a infecções. Este tumor pode  surgir em qualquer idade, sendo mais comum em homens e pode facilmente espalhar-se pelo corpo.

As causas não são conhecidas mas o uso prolongado de medicações que enfraquecem o sistema imunológico como os antibióticos podem facilitar o desenvolvimento dessa doença, por isso, ter casos de câncer na família e fumar não estão relacionados ao aparecimento deste linfoma. 

Embora seja um câncer raro e de crescimento rápido, se for descoberto na fase inicial da doença a chance de cura é maior após a quimioterapia. Caso a doença tiver espalhado pelo organismo o tratamento será prolongado tendo menos chance de cura.  

 Entenda o que é Linfoma T angioimunoblástico

Sintomas do Linfoma T angioimunoblástico

Geralmente os sintomas não aparecem, sendo o diagnóstico descoberto nos exames de rotinas como raio x do tórax e exames de sangue. No entanto, podem aparecer sintomas como: 

  • cansaço persistente 
  • febre
  • perda de peso
  • suor noturno
  • feridas na pele
  • íngua no pescoço, axilas e virilhas  
  • Inchaço abdominal
  • fraqueza

O médico faz o diagnóstico através da biópsia do glânglio linfático quando há um aumento dos glânglios, mas também, podem ser utilizados exames complementares de sangue como a imunohistoquímica, tomografia computadorizada na região do abdômen e pelve. 

Tratamento para Linfoma T angioimunoblástico

O tratamento poderá ser realizado através de quimioterapia e radioterapia, porém pessoas com dificuldade em tolerar a quimioterapia, como os idosos, o médico poderá optar por medicações como a prednisona ou dexametasona.

A imunoterapia também é uma forma de tratamento que consiste em utilizar as próprias células tronco que são tratadas com a quimioterapia e radioterapia para combater o câncer. 

Como aliviar os sintomas durante o tratamento

Com o tratamento da quimioterapia, o organismo ficará mais suscetível à infecções para minimizar os sintomas são utilizados medicações como antibióticos e antivirais.

Sintomas como náuseas, vômitos e perda de apetite são mais comuns e podem ser tratados com suplementos alimentares de alto teor calórico. 

No caso de falta de ar , o oxigênio é utilizado para melhor conforto do paciente.

É fundamental informar ao seu médico caso os sintomas persistirem ou a ocorrência de novos sintomas para que tenha um melhor conforto na fase do tratamento.

O que comer durante o tratamento

O consumo de 2L de água por dia é muito importante, caso tenha dificuldade poderá tomar poucas quantidades várias vezes ao dia. Em caso de dificuldade em ingerir água poderá utilizar algumas técnicas para beber mais água, como as técnicas que indicamos aqui.

Evitar alimentos gordurosos e com cheiro forte que pode provocar vômito, além de dar preferência em alimentos frios como as saladas. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...