Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Legionella

A Legionella Pneumophila, que é uma bactéria presente na água parada, pode causar uma pneumonia grave que pode levar à morte. Essa pneumonia atípica pode ser conhecida como doença do legionário e também a febre de Pontiac, que é uma forma mais branda da doença.

Esta bactéria cresce na água parada, principalmente se nela houver algas ou musgo, como em caixas d'água que poucas vezes são limpas, poços mal cuidados, poças de água na rua e chafariz. Esta bactéria também sobrevive em rios, lagos, nascentes, solos úmidos, termas, filtros de ar condicionado, sistema de refrigeração, nebulizadores, umidificadores do ar, saunas e spas.

A transmissão da Legionella não ocorre de uma pessoa para outra.

Como ocorre a contaminação com a Legionella

A contaminação com a Legionella Pneumophila ocorre através da inalação de água contaminada, não sendo possível a sua entrada no organismo quando o indivíduo bebe água. Algumas formas de contaminação são:

  • Tomar banho de chuveiro quente com água contaminada;
  • Inalar a neblina contaminada;
  • Permanecer em locais aquecidos ou refrigerados por aparelhos de ar condicionado contaminados.

A temperatura ideal para a proliferação da Legionella Pneumophila é de 20 a 51ºC e, por isso, como forma de prevenção é importante evitar o contato com água parada sempre que possível e só tomar banho com água limpa, devidamente tratada com cloro ou fervida. Em épocas de epidemia é recomendado evitar os banhos quentes e a alta pressão da água nas torneiras. Uma boa estratégia pode ser mergulhar o chuveiro numa solução de água com cloro e não abrir muito a torneira durante o banho.

Sintomas causados pela Legionella

Os sintomas causados pela Legionella Pneumophila são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Calafrios;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar, sensação de falta de ar.
  • Mal-estar geral;
  • Dor de cabeça.

Os sintomas podem demorar até 10 dias para aparecerem e, por isso, em caso de epidemia, deve-se observar atentamente aqueles que podem sofrer com a doença. Há maiores chances de idosos, pessoas que sofrem com doenças respiratórias crônicas, fumantes e pacientes em tratamento contra o câncer e a AIDS serem contaminadas.

Tratamento para Legionella

O tratamento para pneumonia causada pela Legionella deve ser feito com o uso de antibióticos receitados pelo médico, durante 5, 7 ou 14 dias dependendo do estado de saúde do paciente. Além do remédio, o médico poderá receita o uso de soro fisiológico e uma máscara de oxigênio para facilitar a respiração.

As complicações que podem surgir são o agravamento da pneumonia, insuficiência respiratória e morte. No entanto, quando o tratamento é prontamente iniciado a doença pode ser curada em poucos dias.

Saiba mais sobre a Legionella em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...