Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Introdução de Novos Alimentos para o Bebê

A introdução de novos alimentos para o bebê deve ser realizada quando o bebê tem 6 meses porque tomar somente o leite já não é suficiente para as suas necessidades nutricionais.

Alguns bebés ficam preparados para ingerir sólidos mais cedo e por isso com indicação do pediatra, também se pode apresentar novos alimentos ao bebê após os 4 meses de idade.

Independentemente da idade em que o bebê começa a experimentar novos alimentos é fundamental que as papinhas com glúten sejam dadas ao bebê entre os 6 e 7 meses de vida para evitar que o bebê fique com intolerância ao glúten.

Primeiros alimentos do bebêPrimeiros alimentos do bebê
Alimentos proibidos para bebêsAlimentos proibidos para bebês

Primeiros alimentos do bebê

Os primeiros alimentos a dar ao bebê são papinhas, purês de legumes e de frutas, carne, iogurte, peixe e ovo. Todos esses alimentos têm que ser dados ao bebê com uma consistência pastosa e a ordem para dar ao bebê cada um desses alimentos pode ser:

  1. Começar com as papinhas sem glúten de farinha de milho ou de arroz e purê de legumes. Nas primeiras sopas pode-se escolher entre diversos legumes, evitando no início os que causam mais gases, como o feijão ou ervilha e os ácidos, como tomate e pimentão. Para fazer a sopa deve cozer-se os legumes sem sal, formar o purê com a varinha mágica e após estar pronta adicionar pouco azeite.
  2. As primeiras frutas devem ser maçã, pera e banana, todas amassadas, deixando para mais tarde os citrinos, como morango e abacaxi.
  3. Aos 7 meses pode-se adicionar carne de frango ou peru ao creme de legumes. As doses de carne devem ser orientadas pelo pediatra, pois seu excesso pode prejudicar os rins.
  4. O iogurte natural também pode ser dado ao bebê após os 8 meses.
  5. Os últimos alimentos a se introduzir são o peixe e os ovos, pois são mais propensos a causar alergias.

As consequências de não dar os alimentos mais indicados ao bebê são principalmente o aparecimento de possíveis reações alérgicas, podendo-se verificar o aparecimento de sintomas como diarreia, erupção cutânea e vômitos.

Por isso, é importante oferecer ao bebê um alimentos de cada vez para identificar o alimento que poderá ter provocado alergia se ela ocorrer, e também para que o bebê se habitue ao sabor e à textura dos alimentos.

Alimentos proibidos para bebês

Os alimentos proibidos para o bebê são principalmente alimentos ricos em gorduras como frituras porque vão dificultar a digestão do bebê e alimentos muito açucarados como refrigerantes porque estragam os dentes do bebê. Outros alimentos ricos em gordura e açúcar que não podem ser dados aos bebés são, mousse, pudim, gelatina, creme de leite ou leite condensado, por exemplo.

Alguns alimentos como amendoim, amêndoa, nozes ou avelãs só devem ser dados ao bebê após 1-2 anos porque antes dessa idade o bebê pode-se engasgar ao comer esses alimentos.

O leite de vaca só deve ser dado ao bebê após 2 anos de vida, pois antes dessa idade o bebê não consegue digerir corretamente as proteínas do leite de vaca e pode ficar com intolerância ao leite de vaca.

Saiba mais sobre a alimentação do bebê em: Alimentação do bebê dos 0 aos 12 meses

Mais sobre este assunto:


Carregando
...