Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Intoxicação Alimentar

A intoxicação alimentar é uma doença provocada pela ingestão de alimentos contaminados com algum parasita ou bactéria. A ontoxicação alimentar pode se manifestar de minutos a algumas horas após a sua ingestão.

Em geral produz sintomas como vômito, dor abdominal e diarreia, e deve ser tratada com a toma de bastante água e o consumo de alimentos leves.

Sintomas da intoxicação alimentar

Os sintomas da intoxicação alimentar são:

  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Febre;
  • Mal estar;
  • Dor de cabeça.

Nos idosos, nas crianças e nos indivíduos doentes, os sintomas são mais graves que em adultos saudáveis podendo levar à morte por desidratação. Para evitar este risco deve-se oferecer ao paciente a mesma quantidade de água que ele perdeu no vômito e nas fezes.

O que fazer na intoxicação alimentar

Num quadro de intoxicação alimentar é recomendado ingerir bastante líquidos e optar por uma alimentação leve, evitando carnes gordurosas, queijos, frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

A toma de 1 comprimido de paracetamol de 6 em 6 horas pode aliviar as dores sendo bastante útil assim como investir em alimentos que prendem o intestino como a maçã e a banana, por exemplo.

O indivíduo deve ser estimulado a comer de 4 em 4 horas, de preferência, frutas, pão integral, sucos de fruta natural e bolacha Maria, por exemplo. Neste caso, os alimentos mais sólidos são mais bem vindos, que os líquidos como iogurtes e sopas, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...