Intertrigo: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em março 2023

O intertrigo é a inflamação da pele devido ao atrito e acúmulo de umidade, provocando coceira, vermelhidão e feridas na pele, e favorecendo a multiplicação de microrganismos como fungos e bactérias.  

Normalmente, o intertrigo surge em regiões de dobras de pele, como axilas, entre os dedos das mãos e pés, virilhas e barriga, e na parte interna das coxas, sendo mais comum em pessoas com obesidade e diabetes.

Em caso de suspeita de intertrigo, é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de antitranspirantes na forma de pós ou pomadas e/ou medicamentos como antifúngicos, antibióticos e corticoides.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de intertrigo são:

  • Coceira na pele;
  • Sensação de queimação;
  • Formigamento ou dor no local; 
  • Vermelhidão e descamação na pele;
  • Feridas e casquinhas na pele;
  • Umidade e secreção clara.

O intertrigo tende a surgir em áreas onde existe atrito entre partes do corpo, especialmente nas regiões de dobras de pele, como as axilas, parte inferior das mamas, abdome, virilha, entre os dedos das mãos e dos pés, e na parte interna das coxas.

É comum inicialmente surgir coceira na parte do corpo afetada e, caso o intertrigo não seja tratado, outros sintomas, como vermelhidão e feridas na pele. Além disso, microrganismos, como bactérias e fungos, podem se multiplicar na pele afetada, provocando piora dos sintomas e o surgimento de bolhas e pus.

Quando é intertrigo candidisíaco

Intertrigo candidisíaco é quando o fungo Candida albicans se multiplica na pele onde o intertrigo surgiu. Quando isso acontece, a coceira tende a ficar mais intensa e surgir pequenas manchas vermelhas com bordas bem delimitadas em torno da pele afetada.

Neste caso, o tratamento do intertrigo normalmente envolve o uso de medicamentos antifúngicos, especialmente na forma de pomadas, como nistatina ou cetoconazol. Veja mais sobre a candidíase cutânea.

Possíveis causas

O intertrigo é causado pelo atrito da pele de uma parte do corpo com outra, sendo mais comum em áreas de dobras, como axilas e abdome. Nestas regiões da pele também costuma existir acúmulo de umidade, o que tende a agravar a fricção e a inflamação da pele.   

Além disso, o intertrigo é mais comum nos meses mais quentes e úmidos, especialmente em pessoas acamadas, que usam fraldas, que têm incontinência urinária, possuem suor excessivo ou que tenham doenças como diabetes ou obesidade. 

O uso de roupas apertadas e calçados fechados, especialmente aqueles feitos com materiais sintéticos, também favorecem o desenvolvimento de intertrigo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de intertrigo é feito pelo dermatologista levando em consideração os sintomas presentes e as características das lesões na pele. 

Além disso, a análise da pele, em que é feita uma raspagem da lesão que é enviada para o laboratório, também pode ser indicada, especialmente quando se suspeita de infecção. Veja como é feito o exame dermatológico.

Como é feito o tratamento

O tratamento para intertrigo normalmente inclui o uso de:

  • Pomadas corticoides, como dexametasona ou hidrocortisona, por 5 a 7 dias, que diminuem a inflamação, vermelhidão e coceira do local;
  • Antifúngicos, como pomada de cetoconazol, nistatina ou miconazol, por 2 a 3 semanas, em caso de suspeita de infecção por fungos no intertrigo. Em caso de infecções graves ou extensas, pode ser necessário o uso de antifúngicos em comprimidos, como fluconazol, por de 7 dias, conforme a orientação do médico;
  • Antibióticos, como pomadas com mupirocina ou bacitracina, em caso de suspeita de infecção bacteriana;
  • Usar antitranspirantes na forma de desodorantes, pós ou pomadas, para evitar o acúmulo de umidade.

Também é importante evitar ambientes quentes e úmidos ou ficar muito tempo suado, tomando banho com frequência e secando-se adequadamente, especialmente nos dias mais quentes e após atividades físicas.

Além disso, é recomendado preferir roupas de algodão mais folgadas, para permitir que a pele respire, e usar sandálias que permitam que os dedos dos pés tenham mais espaço.