Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Insulina Inalável

Insulina inalável AFREZZA, do laboratório Sanofi é um medicamento utilizado no tratamento alternativo para diabetes, onde a insulina é administrada através da inalação. Tem uma ação rápida, capaz de fazer os níveis de açúcar baixarem em um curto período de tempo, após as refeições, por exemplo.

Neste tratamento a insulina apresenta-se na forma de pó, sendo armazenada em uma espécie de cápsula. A sua aspiração é feita pela boca, então se dirige aos pulmões e para a corrente sanguínea, agindo como uma insulina normal.

O medicamento deve ser tomado antes das refeições, com o objetivo de corrigir e controlar picos de hiperglicemia que são os altos níveis de açúcar no sangue. Mas apesar de ser menos agressiva do que a insulina injetável, este tratamento não substitui todas as injeções que um diabético precisa tomar.

Insulina Inalável

Precauções antes de usar

Todos os pacientes antes de utilizar a insulina inalável devem fazer o exame espirometria, que mede a capacidade pulmonar dos indivíduos.

Benefícios 

A insulina inalável apresenta vários benefícios para quem utiliza esse tratamento. Os principais são:

  • Agir rapidamente no organismo;
  •  Manter os níveis de açúcar no sangue mais próximo do normal;
  •  Ser menos agressiva ao paciente;
  •  Ser fácil de utilizar e menos constrangedora;
  •  Corrigir e controlar picos de hiperglicemia;
  •  Não aumenta o peso dos pacientes;

É importante ressaltar que apesar de todas as vantagens apresentadas, a insulina inalável não substitui o tratamento feito com a insulina injetável, pois essas possuem efeitos a longo prazo.

Desvantagens 

Apesar de oferecer muitos benefícios aos seus usuários, a insulina inalável também possui desvantagens, as principais são:

  •  É um tratamento de alto custo.
  •  Não é tão eficaz como a insulina injetável.
  •  Os efeitos a longo prazo da insulina inalável ainda não são conhecidos.

Além disso não dever usada para o tratamento da cetoacidose diabética ou para pessoas que fumam.

Contraindicações 

As contra-indicações da insulina inalável são para fumantes, pessoas com doenças pulmonares como asma e bronquite crônica, crianças e mulheres grávidas.

Os indivíduos que fumam não podem fazer uso do tratamento por que seu organismo absorve o medicamento de forma mais rápido, correndo um risco maior de haver hipoglicemia. Fumantes que pretendem utilizar o medicamento devem parar de fumar e aguardar 6 meses para que possam iniciar o tratamento com insulina inalável.

As crianças e mulheres grávidas não devem utilizar a insulina inalável, pois os estudos realizados não avaliaram a segurança do medicamento nesses grupos.

Efeitos Colaterais 

Tosse e hipoglicemia já foram verificados, mas os efeitos a longo prazo são desconhecidos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...