Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como a insuficiência renal pode afetar a gravidez

A insuficiência renal, assim como qualquer outra doença do rim, pode causar infertilidade ou dificuldade para engravidar. Isso acontece porque, devido ao mau funcionamento do rim e ao acúmulo de toxinas no organismo, o corpo começa a produzir menos hormônios reprodutivos, diminuindo a qualidade dos óvulos e dificultando a preparação do útero para a gestação.

Além disso, mulheres que têm uma doença renal, e mesmo assim conseguem engravidar têm um maior risco de agravar as lesões no rim, já que, durante a gestação, a quantidade de líquidos e sangue no organismo aumenta, aumentando a pressão sobre o rim e provocando seu funcionamento excessivo.

Mesmo que se esteja fazendo hemodiálise, mulheres com insuficiência renal ou qualquer outro problema no rim, têm maior risco de desenvolver problemas que podem afetar sua saúde e a do bebê.

Como a insuficiência renal pode afetar a gravidez

Que problemas podem surgir

Na gravidez de uma mulher com doença renal existe um risco aumentado de problemas como:

  • Pré-eclâmpsia;
  • Parto prematuro;
  • Atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê;
  • Aborto.

Dessa forma, mulheres com problemas renais devem sempre fazer aconselhamento com o seu nefrologista para avaliar quais os riscos que podem surgir tanto para a sua saúde, como para a do bebê.

Quando é seguro engravidar

Geralmente, mulheres com doença renal crônica pouco avançada, como estágio 1 ou 2, podem engravidar, desde que tenham pressão arterial normal e pouca ou nenhuma quantidade de proteínas na urina. No entanto, nestes casos é recomendado manter avaliações frequentes no obstetra, para garantir que não existem alterações graves no rim ou na gestação.

Já nos casos de doença mais avançada, a gravidez normalmente só é indicada depois de um transplante de rim e desde que já tenham passado mais de 2 anos, sem que existam sinais de rejeição do órgão ou de comprometimento renal.

Saiba mais sobre os diferentes estágios da doença renal crônica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...