Beber menos de 1,5 L de água por dia pode prejudicar o funcionamento dos rins, e levar à insuficiência renal aguda ou crônica, por exemplo, já que a falta de água reduz a quantidade de sangue no organismo e, por isso, interfere na quantidade de oxigênio que o rim recebe, provocando lesões em suas células e diminuição da função. Saiba mais sobre a insuficiência renal.
Além disso, beber pouca água aumenta as chances de desenvolver pedras nos rins e aumenta o risco de desenvolver infecções urinárias porque as toxinas, como ureia, concentram-se no organismo e as bactérias se podem desenvolver facilmente. Saiba porque se deve beber água todos os dias.
A insuficiência renal aguda, que é a perda rápida da capacidade dos rins em filtrar o sangue, pode ter cura em menos de 3 meses caso seja identificada rapidamente e o tratamento recomendado pelo nefrologista iniciado em seguida. Veja quais são os sintomas de insuficiência renal aguda.

Como identificar o mau funcionamento dos rins
Alguns sintomas que podem indicar o desenvolvimento de insuficiência renal aguda incluem:
- Pouca quantidade de urina, que pode ser muito escura e com cheiro forte;
- Inchaço do corpo, especialmente olhos, pernas e pés, devido à retenção de líquidos;
- Pele seca e sem brilho;
- Tremores das mãos;
- Cansaço fácil e sonolência;
- Pressão alta;
- Enjoo e vômitos;
- Soluços persistentes;
- Falta de sensibilidade nas mãos e pés;
- Sangue na urina;
- Agressividade e convulsões.
O diagnóstico é feito pelo nefrologista a partir dos resultados dos exames de sangue e de urina, que indicam o aumento da concentração de ureia, creatinina e potássio. Além disso, o médico pode indicar a realização de exames de imagem, como ressonância magnética, ultrassom ou tomografia computadorizada para avaliar o estado dos rins.
Tratamento para insuficiência renal aguda
O tratamento para insuficiência renal aguda deve ser orientado pelo médico e nutricionista e inclui:
- Uso de medicamentos para diminuir a pressão arterial e diminuir o inchaço do corpo como Lisinopril e Furosemida, por exemplo;
- Fazer uma dieta pobre em proteínas, sal e potássio para não agravar o mau funcionamento dos rins;
- Beber a quantidade de água indicada pelo médico ou tomar soro pela veia.
Em alguns casos, a insuficiência renal aguda pode tornar-se crônica sendo necessário fazer hemodiálise cerca de 3 vezes por semana no hospital para filtrar o sangue. A depender da gravidade da insuficiência renal, também pode ser indicada a realização de transplante renal. Saiba também sobre o tratamento para a insuficiência renal crônica.
Como prevenir o desenvolvimento de insuficiência renal aguda
Para evitar que os rins comecem a perder sua função é fundamental beber bastante líquidos e só tomar os remédios com indicação do médico, porque muitos medicamentos exigem um funcionamento exagerado dos rins, uma vez que devem ser eliminados pela urina.
Além disso, deve-se manter uma dieta com pouco sal e pobre em gorduras, praticando exercício físico pelo menos 3 vezes por semana, além de evitar o cigarro e o álcool. Veja como é feita a dieta para insuficiência renal.
Para saber como aumentar o consumo de água diariamente veja o vídeo: