Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Injeção anticoncepcional Mensal

Esse tipo de contraceptivo funciona de forma semelhante a pílula diária, impedindo a ovulação. Alguns nomes deste tipo de anticoncepcional injetável são Perluntan, Preg-less, Mesigyna, Noregyna, Cyclo-Provera e Ciclofemina.

Nesse caso a menstruação deve vir 15 dias depois de ter tomado a injeção, mas é comum que fique desregulada, havendo pequenos sangramentos ao longo do mês. Ao parar de usar estas injeções a fertilidade volta ao normal em 60 dias.

Preço

O preço dos anticoncepcionais injetável para uso mensal varia entre 15 e 45 reais, dependendo do medicamento e da região onde é comercializado, e pode ser comprado em qualquer farmácia, mesmo sem receita médica, embora seu uso por conta própria seja desaconselhado.

Como começar a usar

Local de aplicação mais comumLocal de aplicação mais comum

Para mulher com ciclo menstrual normal, que não usa a pílula, nem outra injeção anticoncepcional, a primeira injeção deve ser tomada até o 5º dia do ciclo e as seguintes, a cada 30 dias. Mas há uma tolerância de até 7 dias depois da data ideal, embora possa aumentar um pouco o risco de gravidez.

Para iniciar depois do parto deve tomar a injeção entre o 21 e 28º dia depois do nascimento, e para começar a usar depois de um aborto ou depois de ter tomado a pílula do dia seguinte, pode-se tomar a injeção imediatamente.

Também pode-se tomar a primeira injeção no mesmo dia que decidir trocar a pílula contraceptiva ou injeção trimestral, sem necessidade de usar camisinha. Se a mulher não usava nenhum método contraceptivo antes e teve relações sexuais, deve realizar o teste de gravidez antes de tomar a injeção.

A aplicação da injeção deve ser feita pelo médico, enfermeiro ou farmacêutico sendo desaconselhado que seja administrada pela própria mulher.

Principais efeitos colaterais

A injeção anticoncepcional mensal pode levar ao surgimento de dor nas mamas, dor de cabeça, tontura e a mulher pode engordar.

Apesar de ser mais comum o surgimento de pequenos sangramentos vaginais ao longo do mês, em algumas mulheres podem surgir grandes sangramentos. Caso isso aconteça deve-se ser avaliada por um ginecologista para realizar exames a fim de identificar se existe alguma outra causa para o sangramento, como a Doença inflamatória pélvica, por exemplo. Se não houver nenhuma causa aparente para o sangramento abundante e a mulher não estiver confortável com este método, é aconselhado substituir esta injeção por algum outro método contraceptivo.

A injeção anticoncepcional não causa aborto, nem causa nenhuma mal formação no bebê e por isso a mulher não precisa se preocupar caso descubra que está grávida depois de ter tomado este medicamento.

Quando não é indicada

A injeção anticoncepcional mensal não é indicada para mulher que amamenta bebês com menos de 6 semanas de vida. Em caso de doença hepática grave, se tem diabetes há mais de 20 anos, se fumar mais de 15 cigarros por dia, infarto do miocárdio, doença cardíaca devido a artérias bloqueadas ou estreitas, ou derrame; se tem ou teve câncer de mama, e se possui enxaqueca com aura.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...