Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ictiose Bolhosa

A ictiose bolhosa, também conhecida por ictiose congênita, é uma doença genética de pele. Ela é mais frequente em filhos de pais com parentesco próximo, em que o bebê apresenta um alto ressecamento da pele, especialmente na região do tronco,  pernas e pés, que fica com um aspecto de escama de peixe. A ictose pode apresentar ou não bolhas, e a forma mais vulgar da doença pode diminuir de intensidade com o tempo.

Sintomas da Ictiose Bolhosa

Um dos maiores problemas desta doença é o risco de infecção, pois a pele não cumpre o seu papel de proteger o corpo contra agentes invasores, facilitando a sua entrada. Além disso, a pele fica muito seca e há um aumento da desidratação, principalmente nos recém-nascidos.

Na forma mais grave da doença, a pele fica tão seca que atrapalha os movimentos respiratórios, podendo levar o bebê a ter falta de ar e a uma parada respiratória. Estes bebês devem ser levados para a UTI Neonatal logo ao nascer, para os cuidados necessários.

Tratamento para Ictiose Bolhosa

O tratamento para esta doença inclui o uso de grandes quantidades de hidratantes, o uso de um sabonete e shampoo especiais para realmente desinfetar a pele, diminuindo o risco de infecções, e uma dieta hipercalórica.

Não existe nenhum medicamento capaz de curar a doença, e muitos pacientes morrem devido a infecções ainda na infância.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...