Hixizine: para que serve, como tomar e posologia

Atualizado em julho 2022

O Hixizine é um antialérgico indicado para o tratamento alergias na pele, como urticária, prurido ou dermatites, pois possui cloridrato de hidroxizina na sua composição que age inibindo a liberação da histamina, uma substância responsável pelos sintomas de alergia, como coceira intensa ou vermelhidão da pele.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 25 mg ou xarope de 2 mg/mL, podendo ser usado por adultos ou crianças.

O Hixizine deve ser usado com indicação médica, e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Hixizine é indicado para o tratamento de alergias na pele, como:

  • Dermatite atópica;
  • Dermatite de contato;
  • Urticária;
  • Prurido.

O Hixizine ajuda a aliviar a coceira, irritação, formação de bolhas ou vermelhidão na pele, que são sintomas comuns das alergias na pele. Saiba como identificar a alergia na pele e outras formas de a tratar.

Este medicamento começa a fazer efeito após cerca de 20 a 30 minutos e dura até 4 a 6 horas.

Como tomar e posologia

O Hixizine deve ser tomado por via oral, antes ou após uma refeição, e nos horários estabelecidos pelo médico.

A posologia do Hixizine depende da idade, da condição a ser tratada e da forma farmacêutica, que inclui:

1. Hixizine xarope 2 mg/mL

O Hixizine xarope ou solução oral, é encontrado em frascos de 120 mL, contendo 2 mg/mL ou 10 mg/5mL de cloridrato de hidroxizina ou dicloridrato de hidroxizina. 

As doses do xarope devem ser medidas utilizando a seringa dosadora de 5 mL fornecida na embalagem do xarope. Se o volume da dose for maior que 5 mL, deve-se encher a seringa novamente.

A posologia normalmente recomendadas do Hixizine xarope são:

  • Adultos: a dose normalmente recomendada é de 12,5 mL do xarope, 3 ou 4 vezes por dia, ou seja, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas, respectivamente, conforme orientado médica;
  • Crianças com mais de 6 meses: a dose recomendada em crianças é de 0,7 mg por cada kg de peso corporal, o que equivale a 0,35 mL do xarope por cada Kg de peso corporal, 3 vezes ao dia, ou seja, de 8 em 8 horas, conforme indicação do pediatra.

Para crianças com mais de 6 meses, pode-se consultar o volume de xarope a medir por intervalos de peso corporal, na tabela a seguir:

Peso corporal da criança

Dose do xarope

6 a 8 kg

2 a 3 mL por tomada

8 a 10 kg

3 a 3,5 mL por tomada

10 a 12 kg

3,5 a 4 mL por tomada

12 a 24 kg

4 a 8,5 mL por tomada

24 a 40 kg

8,5 a 14 mL por tomada

O uso da hidroxizina por adultos ou crianças com mais de 6 anos, deve ser feito por no máximo 10 dias de tratamento.

2. Hixizine 25 mg comprimido

A dose normalmente recomendada do Hixizine comprimido para adultos é de 1 comprimido de 25 mg, 3 a 4 vezes por dia, ou seja, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas, respectivamente, conforme orientação médica.

Em alguns casos, o médico pode recomendar uma posologia diferente da indicada na bula. No entanto, o tempo de tratamento máximo recomendado é de 10 dias de tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a Hixizine são sonolência ou boca seca. Por isso, é recomendado não consumir bebidas alcoólicas, ou tomar outros remédios que deprimem o sistema nervoso central como analgésicos, opióides e barbitúricos, enquanto se utilizar este medicamento porque isso tende a aumentar os efeitos de sonolência.

Além disso, embora seja mais raro, o Hixizine pode causar efeitos colaterais que necessitam de atendimento médico imediato, como batimentos cardíacos rápidos ou acelerados, dor de cabeça com dor no peito, tremor, agitação, tonturas, desmaios ou convulsões. Nesses casos, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto-socorro mais próximo.

O Hixizine dá sono?

Sim, geralmente o Hixizine dá sono, por isso, as pessoas que tomam este medicamento devem evitar dirigir veículos ou operar máquinas. Conheça outros anti-histamínicos que o médico pode prescrever que não provocam sonolência.

Quem não deve usar

O Hixizine não deve ser usado por mulheres grávidas, lactantes, ou por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes do comprimido ou xarope.

Além disso, o Hixizine só deve ser utilizado com indicação médica em caso de pessoas com insuficiência renal, epilepsia, glaucoma, asma, enfisema, úlcera no estômago ou intestino, hipertireoidismo, próstata aumentada, insuficiência hepática ou doença de Parkinson.

O Hixizine não deve ser usada por bebês com menos de 6 meses, e o uso por crianças só deve ser feito se tiver indicação do pediatra.

O xarope de Hixizine contém sacarose, por isso, deve ser usado com cautela em pessoas diabéticas.