Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Quem tem Hipotireoidismo pode engravidar?

O hipotireoidismo dificulta engravidar porque pode alterar o ciclo menstrual e influenciar na ovulação, podendo em alguns casos não ocorrer. Isso ocorre porque os hormônios da tireoide têm influência na produção dos hormônios sexuais femininos, que são responsáveis pelo o ciclo menstrual e pela fertilidade da mulher.

Além disso, quando essa doença não é bem controlada, também pode trazer riscos para a gravidez, como aborto espontâneo, pré-eclâmpsia e retardo no desenvolvimento mental do bebê. Veja mais sobre a gravidez em mulheres com hipotireoidismo.

Quem tem Hipotireoidismo pode engravidar?

O que fazer

Para engravidar mesmo tendo hipotireoidismo, deve-se manter a doença bem controlada, fazendo exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios e fazendo corretamente o tratamento recomendado pelo médico.

Saiba como identificar os sintomas e tratar o hipotireoidismo na gravidez.

Ao controlar a doença, os hormônios do sistema reprodutor também ficam mais controlados e, após cerca de 3 meses já é possível engravidar normalmente. No entanto, é preciso continuar a fazer exames de sangue regularmente, durante a gravidez, para avaliar a necessidade de ajustar os medicamentos e respetivas doses.

Dicas para engravidar mais rápido

Algumas dicas que podem ser usadas para engravidar mais rapidamente são ter relações íntimas em dias alternados, e saber identificar quando é o período fértil, que são os dias com maiores chances de engravidar.

Saiba quando é o seu período fértil fazendo o teste a seguir:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Além disso, é importante controlar a ansiedade, fazer atividade física regularmente e ter uma alimentação saudável, rica em minerais e vitaminas e pobre em carboidratos. Veja outras dicas sobre o que comer para engravidar.

Bibliografia >

  • Léa Maria Zanini Maciel Patrícia K. R. Magalhães. Tireóide e Gravidez. Arq Bras Endocrinol Metab. Vol.52. 7.ed; 1084-1095, 2008
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem