Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hipofonoglossia

O soluço, chamado tecnicamente hipofonoglossia, é um fenômeno benigno e reflexo que se manifesta por fechamento da glote e contração involuntária do diafragma, seguida de movimento de distensão e de relaxamento, que culmina na expulsão do ar do estômago promovendo um ruído característico.

Os soluços podem ocorrer quando o estímulo ativa os nervos que contraem o diafragma. Os nervos envolvidos podem ser os que entram e saem do diafragma (uma vez que a contração deste músculo é responsável por cada respiração) ou então pode tratar-se dos nervos que inervam a área do cérebro que controla a respiração.

Os ataques de soluços são, de um modo geral, inofensivos, começam de forma súbita sem uma causa aparente e costumam desaparecer de um modo espontâneo ao fim de vários segundos ou minutos.

A ingestão de alimentos ou de líquidos quentes ou irritantes desencadeiam um episódio de soluços. Outras causas de soluço, menos frequentes mas mais graves, são a irritação do diafragma por uma pneumonia, uma cirurgia do tórax ou do estômago ou então substâncias tóxicas no sangue.

Em raras ocasiões, o soluço é consequência de um tumor cerebral, quanto este interfere com o centro da respiração do cérebro. Estas perturbações graves podem causar crises prolongadas de soluços, muito difíceis de controlar podendo ser sintoma de uma doença crônica e necessitar de tratamento neurológico. Se o soluço persistir mais de 24 horas recomenda-se procurar ajuda médica.

Podem ser utilizados determinados fármacos, como a escopolamina, a proclorperazina, a clorpromazina, o baclofeno, a metoclopramida e o valproato, com êxito relativo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...