Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hidratação do atleta

A hidratação do atleta antes e durante o treino é importante para melhorar a performance dos músculos, evitando cãibras, por exemplo, além disso, uma boa hidratação evita que ocorram desequilíbrios no organismo que levam à deterioração da capacidade de executar exercício. A ingestão de cerca de 2 litros de líquidos diariamente é recomendada, mas em períodos de treino onde há desgaste muscular e muita perda de água pelo suor, a necessidade de hidratação pode ser muito superior.

A hidratação é vital para o desempenho do atleta na prática de qualquer exercício físico, por isso, se recomenda:

  • ingestão de líquidos durante o dia,
  • ingestão de 500 ml de líquidos 2 horas antes,
  • ingestão de 250 a 500 ml de líquidos 15 a 30 minutos antes do exercício,
  • ingestão de 180 a 250 ml de líquidos durante o treino.

A ingestão de líquidos durante o treino é muito variável e depende da hidratação prévia e o desgaste do tipo de exercício físico. Para atividades de longa duração ou de alta intensidade recomenda-se a adição de carboidratos, na proporção de 5 - 10% às bebidas, tanto antes como durante o treino, que podem ser na forma de sacarose, glicose, frutose e maltodextrina. Não se recomenda a utilização de bebidas contendo apenas frutose, que podem causar distúrbios gastrintestinais.

Bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas, chá preto, chá mate, café e sucos de frutas concentrados não são recomendados para a hidratação durante a atividade física.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...