Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hepatite autoimune na gravidez

A mulher com hepatite autoimune pode engravidar e ter uma gestação de sucesso, desde que seja regularmente acompanhada pelo seu obstetra e hepatologista para evitar complicações, como hemorragia ou rejeição do bebê, por exemplo.

Geralmente, a hepatite autoimune na gravidez não necessita de tratamento, porém caso seja necessário tomar os remédios para hepatite autoimune todos os dias podem e só devem ser usados sob orientação do hepatologista.

A hepatite autoimune na gravidez não tem cura, mas durante este período a mulher pode sentir melhora dos sintomas, pois a doença tende a desenvolver-se mais lentamente.

Sintomas da hepatite autoimune na gravidez

Os sintomas da hepatite autoimune na gravidez são os mesmos que os da doença fora deste período e incluem:

  • Cansaço excessivo;
  • Dor e fraqueza muscular;
  • Perda de apetite;
  • Dor abdominal;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Coceira nas articulações;
  • Aumento exagerado da barriga, para a idade gestacional.

Os sintomas da hepatite autoimune podem variar de acordo com o estado de desenvolvimento da doença, no entanto, durante a gravidez os sintomas tendem a ser mais leves.

Tratamento para hepatite autoimune na gravidez

O tratamento para hepatite autoimune na gestação pode ser feito em casa com a ingestão de remédios corticoides receitados pelo hepatologista, como a Prednisona que reduz a inflamação do fígado, mantendo-a controlada durante a gravidez.

No entanto, em alguns casos, a hepatite autoimune na gravidez pode desenvolver-se mais lentamente e provocar danos poucos significativos e, por isso, o médico pode recomendar que a gestante interrompa a ingestão dos remédios, uma vez que não estão tendo um resultado significativo. Nestes casos é recomendado fazer consultas regulares no obstetra e no hepatologista.

A hepatite autoimune, normalmente, não passa da mãe para o bebê e, sendo assim, não é necessário nenhum tipo de tratamento especial durante a gravidez.

Saiba mais sobre esta doença em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...